Sexta-feira, 20 de setembro de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cultura

Literaturas transcendentais

Postado em: 11-09-2019 às 06h45
‘Desaforos Amorosos de uma Desprogramadora de Medos’, escrito por Darlene Coelho, chega as bancas nesta quarta-feira (11)

Guilherme Melo  

Após 2 anos publicando textos na internet, atendendo a pedidos, nasce o livro ‘Desaforos Amorosos de uma Desprogramadora de Medos’. Que será lançado nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no Evoé Café. Segundo a autora, Darlene Coelho, radicada em Curitiba, a publicação nasceu por meio de uma ‘experiência de quase-morte’, em 2004, que a teria impactado profundamente e de forma irreversível.

Desde então, Darlene buscou meios de expressar opinião sobre questões próprias da humanidade, mas sem o desejo de provocar nada ou ninguém. Originalmente, eram textos espontâneos publicados na web, produto de situações cotidianas instigantes e reflexivas. “Sempre tive essa visão de quebrar ‘crenças’ que sejam negativas para as pessoas. Por exemplo, acreditar que a vida precisa ser difícil, sofrida e passar por grandes provações para conseguir algum lucro, é uma das crenças que acabo desmistificando no livro”, comenta a autora em entrevista ao Essência.

Para Darlene, existem riscos concretos que devemos respeitar para nossa sobrevivência e integridade física, mas não há porque concordar com uma vida cercada de medos ilusórios impostos pela sociedade. “Muitos medos podem ser desprogramados, ou seja, situações, palavras e crenças podem ser confrontadas, ressignificadas e transmutadas com irreverência e apreciação”, defende.

Darlene, que é formada em psicologia pela USP e atua como coach profissional, explica que o livro é um reflexo de sua personalidade. “Desde criança sempre fui aquela pessoa de levantar o dedo e questionar. Gosto de falar as coisas diretas, mas é uma direta amorosa (risos). Então acho importante apresentar o livro como um convite à liberdade. Isso acaba deixando a vida mais leve e tranquila, sem muitas amarras. Por isso gosto de me apresentar como uma ‘desprogramadora’ e não como psicóloga ou coach”, comenta.

A ilustração do livro fica por conta de Luda Lima, que segundo a autora é a aquarela da obra. “Digamos que o texto é a parte desprogramadora e a ilustração é a parte amorosa. Eu e Luda trabalhamos em conjunto, e hoje percebo que o livro não existe sem os desenhos. O que eu mais amo no livro nem é o meu texto, são as ilustrações da Luda, que para funcionam muito bem com a ideia do projeto”, finaliza.

(Guilherme Melo é estagiário do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov) 

SERVIÇO

‘Desaforos Amorosos de uma Desprogramadora de Medos’, Darlene Coelho

Quando: quarta-feira (11), às 19h

Onde: Evoé Café (Rua 91, Nº 489, Setor Sul - Goiânia)

Editora: Scoobooks

Preço: R$ 44

Páginas: 128 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar