Quatro artistas expõem trabalhos na mostra “Cola” em Goiânia

Segue em cartaz a exposição coletiva COLA, união da criatividade de quatro artistas - Foto: Divulgação

Postado em: 17-02-2020 às 17h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Quatro artistas expõem trabalhos na mostra “Cola” em Goiânia
Segue em cartaz a exposição coletiva COLA, união da criatividade de quatro artistas - Foto: Divulgação

Elysia Cardoso 

Colagem, criatividade e expressão são os ingredientes que compõe a Mostra COLA, em cartaz na galeria do LowBrowLabArt& Boteco. A coletiva reúne obras de Marcelo Marostica, Fabrício Tavares (Truculento), Sertão Kosmico e Rustoff. Ao todo 24 peças compõem a exposição, que varia técnicas de colagem sobre papel, acrílica sobre tela, lambe lambe sobre parede e em madeira e stencil. A curadoria da mostra é de Roan Andrade, proprietário da casa. Segundo ele a ideia é: “trazer o universo da rua para galeria”, conta.

Em entrevista ao Essência, o artista Diogo Rustoff explica um pouco sobre como foi o projeto de idealização da mostra. “A ideia inicial da produção desse mural é justamente apresentar em grande escala a técnica do lambe-lambe, porque nós quatro já fazíamos umas coisas pessoais, cada um como seu trabalho individual, então resolvemos nos juntar e convidar as pessoas a enviar material para a colagem para a criação de um grande mural, acho que fomos positivos nisso”, cita Rustoff.

Continua após a publicidade

Com menos de uma semana em cartaz, a exposição, segundo Diogo já apresenta bons resultados despertando o interesse do público e de demais artistas goianos. “A gente já teve o retorno de vários artistas daqui de Goiânia que foram incentivados já nesse primeiro momento. Eles viram que existe no lambe-lambe uma possibilidade de produzir um material, de pôr sua obra presente em lugares sem necessariamente utilizar tintura com spray ou dominar uma técnica de grafite, que leva muito tempo”, ressalta o goianiense que fez seus primeiros trabalhos com estêncil em 2006, influenciado por artistas de rua, arte punk e estêncil de protestos.

Arte urbana

O artista Marcelo Marostica, que começou seus estudos em colagem em 2016, salienta sobre a importância de fomentar tal expressão artística em locais urbanos. “Acredito e tento contribuir para isso,locais urbanos são da população é onde podemos ter voz de alguma forma. Geralmente em locais abandonados e obscuros, com a arte podemos devolver a luz”, expressa o artista, que hoje visa o regionalismo e é adepto de várias técnicas, entre elas o lambe lambe, método mais utilizado na composição dos murais. 

Mix de técnicas 

Resultante das técnicas de colagem sobre papel, acrílica sobre tela, lambe lambe sobre parede e em madeira e estêncil a mostra COLA levou o total de um mês para a sua finalização. Questionado sobre como ocorre seu processo criativo o artista Marcello revela que é resultado da mistura de colagens criativas, com a impressão e colagem em lambe lambe. “Eu primeiro realizo a colagem manual em pequena escala, aumento-as em gráficas em forma de impressão, e colo em superfícies como lambe-lambe”, cita Marcelo. 

A colagem em lambe lambe, também conhecida como pôster –bomber, é um pôster artístico que faz parte das novas linguagens da arte urbana contemporânea assim como o sticker art. A expressão artística surgiu em meados do século 19, com o a ascensãoda indústria de impressão em massa, fazendo do pôster, uma nova mídia. Tal mídia possibilitou a disseminação da informação por meio da colagem de cartazes informativos sobre eventos, propagandas e até informações políticas. 

“Produzo e colo lambe lambe por volta de 10 anos, colo por Goiânia e também faço a troca desse material com artistas de outro local. Já participei de outros murais que realizamos em Goiânia,  já participei em São Paulo e Buenos Aires por exemplo. Conheci alguns artistas desse meio minha produção de ateliê é mais de pintura, tinta acrílica sobre tela por exemplo ou estêncil de moldes vazados”, cita Diogo sobre sua relação com a arte visual do lambe lambe, e sua especialização e maior afinidade com pintura sobre tela. 

SERVIÇO

Mostra Coletiva COLA – Fabrício Tavares, Marcelo Marostica, Sertão Kosmico e Rustoff

Onde: Rua 115, Nº 1.684, Setor Sul – Goiânia.

Mais informações: 62 3991-6175 

Veja Também