Atlético ganha folga e se prepara para clássico

O rubro-negro não joga a próxima rodada do Goiano e estabelece foco no confronto decisivo contra o Goiás, no fim de semana

Postado em: 06-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético ganha folga e se prepara para clássico
O rubro-negro não joga a próxima rodada do Goiano e estabelece foco no confronto decisivo contra o Goiás, no fim de semana

Luiz Felipe Mendes*

Continua após a publicidade

De folga na rodada, o Atlético só tem olhos para o clássico do próximo final de semana, contra o Goiás. Depois de vencer o Rio Verde e encostar nos primeiros colocados do Grupo A, o Dragão, juntamente com o Anápolis, não joga a 12ª rodada do Goianão, que acontece amanhã.

O regulamento do Campeonato Goiano na atual fase da competição exige que equipes de um mesmo grupo joguem entre si. No fim de semana passado, Goiás e Itumbiara descansaram, e ambos voltam a campo amanhã. Atlético e Anápolis são os próximos a folgar, e o rubro-negro espera aproveitar a semana livre para intensificar os treinos para o próximo confronto.

Atualmente, o Dragão está na quarta posição do Grupo B, com 15 pontos, na sétima colocação geral. Acima dele, estão Iporá, também com 15, Anapolina, com 17, e o Goiás, com 23. Porém, de acordo com as regras do campeonato, os primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente às semifinais, e as duas outras vagas são dadas às duas equipes que acumularem as melhores campanhas, depois dos líderes. 

Essa configuração independe do grupo, ou seja, do mesmo modo que dois times de cada grupo podem passar, é possível que três de uma só chave saiam classificados. Por isso, o Atlético deve se preocupar também com as pontuações de Vila Nova (18), Grêmio Anápolis (18) e Aparecidense (19), e precisa tirar essa diferença para seguir sonhando com a próxima fase.

O Atlético ainda tem três jogos pela frente. O próximo é contra o Goiás. No dia 18, o rubro-negro visita a Anapolina. Três dias depois, recebe o Iporá. A missão do Dragão será difícil, sendo que não depende somente de si para avançar. Se vencer os próximos três compromissos, a equipe treinada por Cláudio Tencati dependerá dos resultados do Grupo B, chave em que três equipes possuem uma pontuação maior que a do Atlético, atualmente.

Um ponto negativo da temporada do Atlético que pode vir a ser positivo no Campeonato Goiano é a ausência do time na Copa do Brasil. Na primeira rodada, o rubro-negro foi eliminado pelo Altos-PI. Apesar da eliminação precoce, o resultado pode significar um maior foco do Dragão no estadual – diferentemente do Goiás, por exemplo, que segue vivo no torneio nacional. 

Pode ser que o técnico alviverde Hélio dos Anjos mande uma equipe mista no clássico contra o Atlético, visando a decisão contra o Coritiba na semana que vem. Isto pode, em teoria, vir a se tornar uma vantagem atleticana. (*Luiz Felipe Mendes é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Veja Também