Sexta-feira, 10 de julho de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Esporte

Goiás confirma oito infectados pelo novo Coronavírus

Postado em: 04-06-2020 às 15h45
Por meio de nota oficial, esmeraldino anuncia casos positivos do novo Coronavírus dentro do elenco e detalha protocolos de segurança - Foto: Nicolas Andrade/Goiás.

Luiz Felipe Mendes

Entre as agremiações do nosso estado, o Atlético Goianiense foi o primeiro time a retomar os treinamentos. O Goiás iniciou o protocolo nesta semana, realizando exames entre segunda e terça-feira. Os resultados saíram um dia depois, e nesta quinta-feira (4) o clube divulgou os resultados. Entre as 60 pessoas avaliadas, contendo colaboradores, comissão técnica e atletas, oito testaram positivo para o novo Coronavírus, o qual causa a Covid-19.

Por meio de nota oficial divulgada nas redes sociais, o esmeraldino explicou a situação completa. Todos os oito casos positivos foram assintomáticos, mas eles serão isolados em uma nova quarentena com acompanhamento diário e questionários sobre sinais vitais e evolução de cada um. Serão feitas também novas dosagens seriadas dos pacientes até a resolução dos casos, e eles só poderão se juntar ao restante do plantel quando os exames derem negativo e após um prazo seguro para a reintegração ao trabalho normal.

Entre os oito casos confirmados, três são atletas e os outros cinco funcionários do staff alviverde. Nas questões técnicas, foram feitos dois tipos diferentes de testagem - o de sangue (IGG/IGM) e o de secreção nasal (PCR). Todas as 60 pessoas testadas deram negativo nos exames de sangue, e os positivos só foram observados no PCR, fundamental no cruzamento das informações. Em sua nota oficial, o esmeraldino garante que está seguindo todas as diretrizes necessárias. “O Goiás reafirma que está trabalhando em total sintonia com as autoridades governamentais de forma a, com toda a responsabilidade e segurança, colaborar com o importante retorno às atividades do futebol com a maior segurança possível”, diz um fragmento da nota.

O retorno dos treinamentos continua marcado para esta sexta-feira (5), a partir das 8 horas. Inicialmente, as atividades acontecerão em oito grupos com quatro jogadores em cada, respeitando o distanciamento social e com horários marcados pelos responsáveis dentro do Goiás. Os nomes dos infectados pelo novo coronavírus não foram revelados, o que havia sido adiantado pela assessoria de imprensa do clube. Ainda na segunda-feira, a assessoria afirmou que, se houvessem casos positivos, seriam divulgadas as quantidades, mas o sigilo da identidade seria mantido. Porém, se algum jogador ou funcionário infectado desejar revelar por conta própria, não há nenhum impedimento.

Departamento Médico

O Dr. Bruno Favaron, chefe do Departamento Médico do Goiás, fez um informativo sobre os resultados dos testes para o canal oficial do clube no YouTube, o GO TV. No vídeo, ele abordou principalmente os exames realizados. “A união desses dois testes dá um resultado mais fidedigno e detecta mais fácil e precocemente a infecção. Penso que a união dos dois testes, principalmente em relação ao PCR, fez a diferença com o diagnóstico precoce. Isso nos permite fazer as orientações de uma maneira mais rápida e preservando ainda mais a saúde dos atletas e os envolvidos”, explicou.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar