terça-feira, 1 de setembro de 2026
DEFESA NUCLEAR

Lula muda tom, inclui defesa em programa de governo e alerta para ameaça nuclear no mundo

Presidente afirma que tratará formalmente da defesa nacional pela primeira vez em seu plano de governo, cita avanço de potências nucleares e defende projeto estratégico para fortalecer a soberania brasileira

Luma Silveirapor em
Lula
Lula afirmou que o Brasil não busca conflitos, mas precisa estar preparado para defender sua soberania e território | Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma mudança significativa no discurso de governo ao afirmar que incluirá, pela primeira vez, a defesa nacional como eixo formal de seu programa político. A declaração foi feita durante agenda em Itajaí, Santa Catarina, na cerimônia de lançamento da fragata Cunha Moreira, em um pronunciamento marcado por alertas sobre a escalada militar global e pela defesa de maior preparação estratégica do Brasil.

Ao abordar o tema, Lula sinalizou preocupação com o atual cenário geopolítico e afirmou que, embora o Brasil mantenha uma tradição diplomática e pacífica, o país precisa estar preparado diante do fortalecimento militar de outras nações.

“Eu quero que vocês saibam que faz parte do meu programa de governo a questão da defesa”, declarou o presidente. Em seguida, reforçou a mudança de postura: “Pela primeira vez eu vou colocar a questão da defesa nacional num programa de governo.”  

A fala representa uma inflexão importante em relação ao discurso histórico da esquerda brasileira, que tradicionalmente prioriza temas sociais, econômicos e institucionais em detrimento da pauta militar. Ao trazer a defesa nacional para o centro do debate, Lula busca reposicionar o tema dentro de uma agenda estratégica de Estado.

Durante o discurso, o presidente relembrou sua posição histórica favorável à não proliferação nuclear, mas afirmou que a realidade internacional mudou de forma significativa nas últimas décadas. Segundo ele, o compromisso global de redução de arsenais não se concretizou.

“Eu fui daqueles que votei pela não proliferação de armas nucleares, porque havia o compromisso de que quem tinha armas nucleares iria desativá-las. Alguém desativou?”, questionou.  

Na sequência, Lula citou países que ampliaram suas capacidades militares e nucleares, argumentando que o cenário internacional se tornou mais instável e imprevisível.

Leia também:

“De lá para cá, o Paquistão se armou, a Coreia do Norte se armou, a Índia se armou, a China se armou, a Rússia e os Estados Unidos continuam fabricando cada vez mais armas nucleares”, afirmou.  

Sem citar conflitos específicos, o presidente indicou que o avanço armamentista mundial exige atenção do Brasil e cobrou uma visão mais pragmática sobre soberania e segurança territorial. Em tom enfático, Lula sugeriu que a capacidade de defesa também está diretamente ligada ao respeito internacional.

“Quem vai nos respeitar se a gente não se respeitar?”, disse.  

Lula também revelou que o assunto tem sido recorrente em conversas com comandantes militares e defendeu a construção de uma política de defesa de longo prazo, estruturada e permanente, em vez de ações pontuais.

“Nós precisamos construir um projeto estratégico”, afirmou, acrescentando que esse planejamento exigirá investimentos consistentes do Estado brasileiro.  

Segundo o presidente, ampliar a capacidade de defesa não significa adotar postura beligerante, mas garantir capacidade de reação e proteção diante de eventuais ameaças externas. Ele reforçou que a proposta não está ligada a ambições expansionistas ou militares.

“Nós não queremos briga com ninguém, não queremos invadir ninguém, não queremos guerra com ninguém”, afirmou. “Mas estaremos preparados para defender nossos oito milhões e meio de quilômetros quadrados e 215 milhões de habitantes.”  

A declaração ocorre em um momento de crescente tensão internacional, com guerras regionais, fortalecimento de alianças militares e expansão de investimentos em tecnologia bélica e defesa cibernética. Nesse contexto, a fala de Lula também sinaliza tentativa de ampliar o debate sobre soberania para além da diplomacia tradicional, incluindo capacidade industrial, tecnológica e militar.

Nos bastidores políticos, a inclusão da defesa nacional no programa de governo também é vista como um gesto de aproximação institucional com as Forças Armadas, em um tema historicamente sensível na relação entre militares e governos civis. A mudança de tom sugere que o Planalto pretende tratar defesa não apenas como pauta militar, mas como componente central da estratégia de Estado para as próximas décadas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão aciona o STF contra lei que pode cortar bilhões do Fundo Constitucional do DF

POLÍTICA

Celina Leão aciona o STF contra lei que pode cortar bilhões do Fundo Constitucional do DF

Governadora do Distrito Federal pede suspensão de dispositivo da LC 235/2026 que trava o reajuste d...
Daniel Vorcaro

Banco Master

Vorcaro organizou almoço para Moraes em Campos do Jordão, aponta PF

Mensagens apreendidas pela Polícia Federal mostram que dono do Banco Master pediu “experiência c...
Toffoli revoga parte das restrições e libera campanha de Renan Santos nas redes

Eleições 2026

Toffoli revoga parte das restrições e libera campanha de Renan Santos nas redes

Ministro do TSE determinou a reativação dos perfis da campanha, mas manteve as contas fora dos sis...
Nikolas Ferreira

BANCO MASTER

Nikolas Ferreira pede investigação e afastamento de Alexandre de Moraes no caso Banco Master

Deputado também pretende pedir afastamento cautelar e prisão preventiva do ministro
Paço Municipal de Goiânia

Na Câmara de Goiânia

Prefeitura propõe parcelar dívidas com o Goiâniaprev em até 25 anos

Projeto enviado à Câmara de Goiânia prevê renegociação de débitos previdenciários em até 30...
Bolsonaro

Viagem patrocinada

Filho de Paulo Gonet foi incluído em viagem a Londres custeada por Vorcaro, aponta PF

Relatório sobre mensagens do ex-banqueiro indica que despesas de Pedro Gonet e do advogado Ciro Soa...
|

Armamentos

Moraes determina destruição de armas apreendidas com Bolsonaro

Armamentos ligados aos crimes pelos quais o ex-presidente foi condenado serão encaminhados ao Coman...
Mensagens indicam uso de jatinho por Viviane Barci em negociação com Vorcaro

Jatinho

Mensagens indicam uso de jatinho por Viviane Barci em negociação com Vorcaro

Relatório da Polícia Federal cita conversa em que esposa de Alexandre de Moraes afirma estar “go...