segunda-feira, 2 de novembro de 2026
Eleições 2026 | GDF

Celina Leão pede segundo turno sem violência e defende ampliação do esporte e da educação no DF

A governadora e candidata à reeleição fala sobre diálogo com aliados, melhorias nos espaços públicos e projetos para a rede de ensino

Thais Munizpor em
celina leão
Foto: Fernando Santos

A governadora do Distrito Federal e candidata à reeleição, Celina Leão (PP), destacou a ampliação da educação integral como uma das prioridades de seu plano de governo para 2027 a 2030. Durante compromissos de campanha nesta segunda-feira (12), em Ceilândia, a candidata se reuniu com integrantes da comunidade piauiense e também falou sobre projetos para parques, ciclovias e centros olímpicos. Em entrevista coletiva, a candidata pediu, ainda, que o segundo turno seja marcado pelo respeito à democracia e sem agressões entre militantes.

No feriado de Nossa Senhora Aparecida, a agenda de Celina inclui conversas com moradores, encontro com mulheres, evento do Dia das Crianças e reunião com empresários de Ceilândia. A programação também prevê a participação na Corrida da Padroeira, pela manhã, e em uma missa na Esplanada dos Ministérios, às 17h.

Celina relaciona educação a oportunidades para famílias nordestinas

Durante o encontro com a comunidade piauiense, Celina falou sobre a trajetória de famílias que deixam o Nordeste em busca de trabalho e melhores condições de vida para os filhos. A candidata destacou a importância da educação para essas pessoas e afirmou que pretende ampliar o acesso ao ensino público no Distrito Federal.

Ao abordar a rotina de quem migra para a capital federal, a governadora ressaltou o esforço dos pais para garantir a formação escolar das crianças. A proposta de ampliar o ensino integral, segundo ela, faz parte do planejamento para um eventual novo mandato.

Celina afirmou que o governo pretende avançar gradualmente na oferta de educação integral em todas as escolas públicas do DF. A candidata citou o atendimento em creches como uma etapa anterior e apontou a ampliação da jornada escolar como o próximo objetivo.

“Nosso compromisso é ampliar a educação integral em todo o Distrito Federal. Já demos o primeiro passo com o atendimento nas creches. Agora, queremos avançar para as escolas, de forma gradual, porque não é possível implementar tudo de uma só vez”, afirmou.

A candidata também mencionou a possibilidade de ampliar o atendimento relacionado ao Cartão Creche, mas não detalhou prazos nem apresentou informações sobre como a medida seria executada.

O Distrito Federal abriga aproximadamente 125 mil pessoas nascidas no Piauí, segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informados no material divulgado pela assessoria da candidata. O número coloca o DF entre os principais destinos de pessoas nascidas no estado nordestino, atrás de São Paulo e Maranhão, conforme a mesma referência.

Candidata pede respeito entre militantes no segundo turno

Ao comentar a disputa eleitoral, Celina afirmou que mantém conversas com candidatos que participaram do primeiro turno e busca ampliar o diálogo com grupos alinhados ao seu campo ideológico. A governadora também demonstrou preocupação com os confrontos entre militantes e pediu que as campanhas evitem provocações.

A candidata disse que já orientou seus apoiadores a não reagirem a provocações e estendeu o pedido aos integrantes da campanha adversária. Para Celina, os eleitores precisam ter liberdade para demonstrar suas preferências políticas sem sofrer intimidações.

“Fiz um apelo à minha militância para que não caia em provocações. A escalada da violência é algo que toda a sociedade precisa impedir”, declarou.

A governadora afirmou que o aumento das agressões pode resultar em feridos e defendeu que os candidatos concentrem os esforços na apresentação de propostas. Segundo Celina, os confrontos não contribuem para o debate eleitoral.

“Minha preocupação é que alguém acabe realmente machucado. As agressões não vão mudar o voto das pessoas. O importante é que cada campanha apresente seus projetos e suas propostas com tranquilidade”, afirmou.

Celina também disse que espera respeito entre os dois grupos políticos durante as atividades nas ruas e citou a atuação das forças de segurança para garantir as condições necessárias às manifestações de campanha.

Parques e ciclovias estão entre as propostas para o lazer

A ampliação dos espaços públicos de lazer também esteve entre os temas abordados pela candidata. Celina afirmou que criou sete parques desde que assumiu o governo e defendeu investimentos na infraestrutura dessas áreas para ampliar o uso pela população.

Como exemplo, citou intervenções em dois parques de Ceilândia, nas regiões norte e sul da cidade. Segundo a governadora, os espaços recebem melhorias como cercamento, vigilância, iluminação pública e construção de pistas de caminhada. Também estão previstas estruturas esportivas, incluindo pistas de skate e quadras de tênis.

Celina afirmou que a proposta é garantir condições para que os moradores frequentem os parques com segurança e tenham acesso a equipamentos de lazer perto de casa. A candidata também mencionou intervenções no Sol Nascente e na Estrutural.

A governadora relacionou a ampliação desses espaços à oferta de opções para a prática de atividades físicas e ao cuidado com a saúde mental. A intenção, segundo ela, é levar estruturas semelhantes às diferentes regiões administrativas do DF.

Leia também:

 

 

Centros olímpicos e atividades para idosos

Na área esportiva, Celina defendeu a ampliação dos centros olímpicos e citou a construção de uma nova unidade em Itapoã. A proposta é facilitar o acesso da população a atividades físicas nas próprias regiões onde mora.

A candidata também pretende ampliar as iniciativas voltadas às pessoas com 60 anos ou mais. Entre as propostas está a oferta de atividades específicas nos centros olímpicos, com acompanhamento especializado para o público idoso.

Além dos equipamentos públicos, Celina afirmou que pretende continuar apoiando projetos esportivos desenvolvidos por organizações do terceiro setor, como escolinhas de futebol e de jiu-jítsu. Segundo a candidata, essas iniciativas oferecem atividades gratuitas e ampliam o acesso ao esporte.

A expansão das ciclovias também foi citada durante a entrevista. Celina afirmou que o Distrito Federal tinha cerca de 400 quilômetros de ciclovias antes de sua gestão e que outros 200 quilômetros foram construídos nos cinco meses seguintes à sua chegada ao governo.

A candidata disse que pretende continuar ampliando a malha cicloviária para facilitar os deslocamentos de bicicleta e incentivar a prática de exercícios. Também declarou que quer transformar o DF em referência nacional nesse tipo de infraestrutura.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Celina Leão df eleições 2026

Veja também

Flávio Bolsonaro aparece em culto evangélico na Flórida em primeira aparição pública após deixar o Brasil

primeira aparição pública

Flávio Bolsonaro aparece em culto evangélico na Flórida em primeira aparição pública após deixar o Brasil

Senador estava ao lado da mulher, Fernanda, do irmão Eduardo Bolsonaro e da cunhada Heloísa; manda...
Uma semana após a derrota, Flávio Bolsonaro diz: “Não me arrependo de absolutamente nada do que fiz”

“Nota ao Brasil”

Uma semana após a derrota, Flávio Bolsonaro diz: “Não me arrependo de absolutamente nada do que fiz”

Em nota publicada nas redes sociais, candidato do PL afirma que medidas cautelares foram impostas se...
Disputa pela articulação expõe limites da aproximação de Lula com Centrão

Negociação

Disputa pela articulação expõe limites da aproximação de Lula com Centrão

Presidente busca ampliar a base no Congresso, mas resistência em entregar áreas estratégicas do g...
Advogados acionam Justiça para suspender salário e verbas de Flávio Bolsonaro

senador

Advogados acionam Justiça para suspender salário e verbas de Flávio Bolsonaro

Permanência de Flávio no exterior leva advogados a questionar pagamentos do Senado
Governadores eleitos que apoiaram Flávio se afastam e agora buscam diálogo com Lula

eleições 2026

Governadores eleitos que apoiaram Flávio se afastam e agora buscam diálogo com Lula

Apoiaram Flávio, mas agora precisam negociar com Lula
Alego

Presidência da Alego

Issy Quinan busca votos entre novatos e grupo articula candidatura alternativa à presidência da Alego

Deputado do MDB já teria pelo menos 16 votos; em outra frente, seis parlamentares tentam chegar a u...
Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

Congresso Nacional

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

A votação foi marcada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Redes Sociais

Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Empresa tem 24 horas para retirar 14 publicações e deverá alertar usuários sobre discriminação...