Qdenga: Nova vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa

O imunizante é indicado para população entre 4 e 60 anos

Postado em: 03-03-2023 às 08h21
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Qdenga: Nova vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa
O imunizante teve eficácia de 80% e é indicado para população entre 4 e 60 anos | Foto: Fiocruz

O imunizante Qdenga, produzido pela empresa Takeda Pharma para atuar contra as complicações da dengue, teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), primeira aceita para o público amplo.

A nova vacina teve eficácia de 80% nos estudos clínicos e é indicada para população entre 4 e 60 anos. A aplicação é por via subcutânea em esquema de duas doses, em intervalo de três meses entre as aplicações.

Segundo a Anvisa, a vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma ampla proteção contra ela. No ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da dengue no país.

Continua após a publicidade

No mês passado, a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou a segurança da vacina Qdenga, que aguardava agora o aval da Anvisa.

Outros imunizantes

Uma outra vacina contra a dengue já aprovada no país, a Dengvaxia, só pode ser aplicada por quem já teve a doença.

Outro imunizante tem sido desenvolvida pelo Instituto Butantan, desde 2009, e apresentou eficácia geral de 79,6% para prevenção da doença, segundo os resultados iniciais do estudo clínico de fase 3. Não houve nenhum caso de dengue grave ou com sinais de alarme durante os dois anos de seguimento dos voluntários.

O objetivo do Butantan é disponibilizar o imunizante para o Sistema Único de Saúde (SUS). Após a conclusão do ensaio clínico, prevista para 2024, os resultados finais serão submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para avaliação. 

Aprovação europeia

A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), de quem também recebeu aprovação. A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, no entanto, seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da própria empresa.

Casos e óbitos em Goiás

Somente no ano passado, Goiás confirmou 189.270 casos de dengue em todo o Estado. Esse é um aumento de 223% quando comparado com o ano anterior, que teve apenas 54.733. Além disso, a quantidade de óbitos também aumentou, e cerca de 158 pessoas morreram devido à doença. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também: Prefeitura instala armadilhas contra mosquito da Dengue em Goiânia

Veja Também