Nos pênaltis, Brasil é derrotado pela Croácia e se despede da Copa do Mundo

Depois de empatar em 1 a 1, na prorrogação, a Seleção Brasileira foi superada por 4 a 2, nas penalidades máximas

Postado em: 09-12-2022 às 15h02
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Nos pênaltis, Brasil é derrotado pela Croácia e se despede da Copa do Mundo
O goleiro Livakovic defendeu a cobrança de Rodrygo, que abriu a disputa por pênaltis | Foto: Fifa

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo de 2022. Depois de empatar no tempo normal e na prorrogação, a Seleção Brasileira perdeu para a Croácia por 4 a 2, na disputa por pênaltis, e viu o sonho do hexa ser adiado mais uma vez. A eliminação mantém vivo o fantasma que assombra os brasileiros. Das últimas cinco eliminações no Mundial, quatro foram nas quartas de final. E todas foram para uma seleção europeia.

Agora, os croatas aguardam para saber quem será seu adversário na semifinal. O rival virá do duelo entre Holanda e Argentina, que se enfrentam às 16h (de Brasília) desta sexta-feira (9). Quem avançar, pega a Croácia, no jogo que acontecerá na próxima terça-feira (13), às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium.

O jogo

Continua após a publicidade

A quinta partida do Brasil na Copa do Mundo de 2022 começou de uma maneira bem diferente das quatro primeiras que a seleção disputou no Mundial. Pela primeira vez nesta edição do torneio, os comandados de Tite foram mais “dominados” do que dominantes. Embora o goleiro da Croácia tenha sido o que mais trabalhou na primeira etapa, foram os croatas que mais ficaram com a bola e mais “sufocaram”.

O primeiro lance de perigo do jogo foi brasileiro. Aos quatro minutos, Vini Jr. recebeu um lançamento que veio do campo de defesa, cortou para o meio e tentou o chute. Num primeiro momento, a defesa croata cortou, mas, no rebote, ele mesmo ficou com a sobra e mandou colocado, fazendo com que Livakovic trabalhasse pela primeira vez.

A resposta croata aconteceu na marca de 12 minutos, Juranovic partiu pela direita e tocou para Pasalic, na ponta. Imediatamente, o camisa 15 recebeu, ajeitou e cruzou para o meio da área, onde estava Perisic, que pegou mal e finalizou para fora. Aos 29, o mesmo Perisic apareceu novamente. Desta vez, da entrada da área, o atacante acabou mandando muito por cima da meta defendida por Alisson.

Ainda no primeiro tempo, a seleção brasileira teve mais uma oportunidade. Aos 41 minutos, Neymar cobrou falta e viu a bola desviar na barreira. No entanto, o desvio acabou não sendo suficiente para enganar o goleiro Livakovic, que, com tranquilidade, fez a defesa.

Na volta do intervalo, o Brasil foi para cima da Croácia e quase abriu o placar. Logo na marca de dois minutos, Vini Jr. recebeu na ponta esquerda e tocou para Neymar, dentro da área. O camisa 10 tentou a finalização, mas foi travado. O próprio Vini Jr. ficou com a sobra e chutou em cima do goleiro Livakovic, que salvou os croatas.

Cinco minutos depois, Livakovic parou mais um ataque brasileiro. Após receber na entrada da área, Richarlison fez o pivô e tocou para Neymar, que passava pelo lado esquerdo. O camisa 10 foi à linha de fundo e, de lá mesmo, arriscou para o gol. Bem posicionado, o arqueiro croata fez a defesa com os pés e manteve o placar zerado.

Com o empate no tempo normal, a partida acabou indo para a prorrogação. Os primeiros minutos da primeira etapa foram tensos, sem lances perigosos. Mas, depois dos 10 minutos, eles começaram a aparecer. Os croatas foram os primeiros a aparecer. Aos 12, Brozovic, sozinho, recebeu dentro da área, mas acabou chutando por cima.

Três minutos depois da finalização dos croatas, o Brasil conseguiu tirar o zero do placar. Pelo meio, Neymar partiu em velocidade, tabelou com Rodrygo e, depois, com Lucas Paquetá, até entrar na área, onde limpou a marcação de Sosa e do goleiro Livakovic e estufou a rede dos europeus, fazendo um golaço.

No segundo tempo, veio o castigo. Na marca de 11 minutos, a Croácia empatou. Modric tocou para Vlasic, que esticou para Orsic. O camisa 18 cruzou rasteiro para Petkovic, que pegou de primeira e, com um desvio em Marquinhos no meio do caminho, deixou tudo igual, levando a disputa para os pênaltis.

Nas penalidades máximas, Rodrygo parou no goleiro Livakovic e Marquinhos mandou no pé da trave croata. Do outro lado, ninguém perdeu para a Croácia, que se classificou para a sua segunda semifinal seguida.

Ficha técnica

Croácia 1(4)x(2)1 Brasil
Data: 9 de dezembro de 2022
Horário: 12h (de Brasília)
Local: Education City Stadium, em Doha (QAT)

Gols: Neymar (15’/1TP) – BRA; Petkovic (11’/2TP) – CRO

Árbitro: Michael Oliver (ING)
Assistentes: Stuart Burt (ING) e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol Van Boekel (HOL)

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric, Kovacic (Majer), Perisic e Pasalic (Vlasic); Kramaric (Petkovic).
Técnico: Zlatko Dalic

Brasil: Alisson, Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro), e Vini Jr. (Rodrygo).
Técnico: Tite

Veja Também