Tiro, porrada e bomba

Mais que um filme de herois, ‘Capitão América – Guerra Civil’ se revela uma batalha do bem contra o bem, em que herois marginais ganham destaque

Postado em: 08-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tiro, porrada e bomba
Mais que um filme de herois, ‘Capitão América – Guerra Civil’ se revela uma batalha do bem contra o bem, em que herois marginais ganham destaque

ELISAMA XIMENES

Um homem rico e poderoso prende uma mulher em casa. Outro homem vigia a moça. Ela teria tentado salvar um terceiro, mas perdeu o controle da situação. O que ocasionou na destruição de um prédio em Lagos, do país fictício de Wakanda, e na morte de inocentes. A tragedia é a causa da reviravolta na história do filme Capitão América – Guerra Civil. A Feiticeira Escarlate é a mulher; o Homem de Ferro é o rico; o Visão é o vigia, e o Capitão América é o donzel indefeso – também protagonista. 

Continua após a publicidade

O filme estreou no último dia 28 de abril em Goiânia. Com uma semana de exibição no Brasil, o longa já havia arrecadado mais de 12 milhões de dólares. Capitão América – Guerra Civil é consagrado como a maior estreia de todos os tempos no País. A mais esperada batalha entre heróis da Marvel foi responsável por 90% dos ingressos vendidos no Brasil. A richa entre Tony Stark e Steve Rogers virou luta, dividiu os marvianos e conquistou as salas de cinema.

Depois da tragédia em Lagos, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe aos heróis que só interfiram quando forem solicitados. Tony Stark concorda, porque se lembra de quando, em mais uma batalha da equipe Vingadores, causou a morte de inocentes em Sokovia. Já Capitão América discorda. Assim, a richa que existe desde o primeiro filme da série é reforçada. O pronunciamento do rei de Wakanda é palco para mais um ataque terrorista. O rei morre, e o principal suspeito é Bucky, melhor amigo de Steve, transformado em Soldado Invernal no último filme do capitão.

O príncipe

É aí que aparece o Pantera Negra, identidade secreta do herdeiro ao trono de Wakanda, T’Challa. Pantera é a surpresa mais agradável do enredo. Quando o príncipe aparece pela primeira vez no filme, o espectador imagina que será algum personagem de importância. No entanto apenas quem conhecia os quadrinhos saberia que T’Challa seria o vingador Pantera Negra. O personagem impactou de tal maneira que ganhará um filme próprio. Será também o primeiro longa da Marvel protagonizado por um negro.

Movido pela vingança da morte do pai, Pantera junta-se a Tony Stark e enfrenta o capitão, que segue tentando defender a inocência de Bucky. Além dele, outros personagens negros ganham destaque no roteiro. O Máquina de Combate, alter ego de James Rhodes, melhor amigo de Tony, já vinha ganhando importância nos filmes anteriores da franquia e tem habilidades destacadas na batalha entre os mocinhos. Falcão é outro que aparece com força na batalha: ele é também um dos primeiros personagens afro-americanos da Marvel.

Poderosa

A representação das mulheres nesse filme também ganha abordagens diferentes. A Viúva Negra que, nos primeiros filmes, foi marcada pela forte sexualização, é uma das personagens mais racionais nas tomadas de decisão. A heroína  também ganhará filme solo. Além disso, a Feiticeira Escarlate ganha destaque por ser uma das mulheres mais poderosas da série. No entanto, em Guerra Civil, a heroína ainda não consegue ter total controle sobre suas habilidades. Fato que influenciou na destruição de Lagos, quando a Feiticeira salva Rogers. 

Assim, quando Stark decide que a melhor solução para evitar a morte de civis é a interferência do Estado, pensa que, como solução imediata, o certo seria encarcerar a Feiceira em casa. Ela própria prefere se distanciar das batalhas, porque se sente culpada. Só percebe que está realmente impossibilitada de sair de casa quando o Visão a impede de sair para comprar pão. Apesar de apaixonado pela Feiticeira, o androide é incubido de vigiar a heroína. 

A coisa fica tensa quando o Gavião Arqueiro recruta a poderosa para o lado de Capitão América na luta entre mocinhos. Visão tenta cumprir a missão a que foi designado por Stark, o que resulta em luta entre a mulher e o androide. O mais incrível é que, apesar do pouco controle sobre os poderes e o visível abalo emocional, a vingadora mostra o quanto é poderosa. Visão, por sinal, também é considerado um dos heróis mais poderosos da franquia, mas, ainda assim, não foi capaz de derrotar a Feiticeira. E, lembre-se, foi ela também que teve que salvar outro dos grandes homens da equipe. Aliás, Rogers precisa da ajuda de muitas mulheres durante o filme, inclusive da agente Sharon Carter, interpretada por Emily VanCamp.

A Aranha e o Formiga

Outra revelação do longa é a apresentação do novo Homem-Aranha. Mais jovem e com a ingenuidade costumeira, o menino surpreende na batalha. Uma luta, que prometia fazer muito telespectador afundar nas poltronas ou fazer caretas, provocou crises de riso nos fãs. E isso se deve às piadas do pirralho, como foi apelidado pelo Homem de Ferro. Mas não dá para falar em risadas na cena principal do filme sem citar o Homem-Formiga.

Personagem crucial na reviravolta da luta, as falas do herói, capaz de mudar de tamanho, faziam os fãs chorarem de rir. Mesmo com o tom cômico da cena, a batalha não perdeu a seriedade e a importância para o enredo. Além das piadas, Homem-Aranha se mostra cada vez mais poderoso, e sua história, já conhecida, ganhou adaptações. Como Peter Parker, tia May aparece ainda mais jovem. O uniforme do garoto ainda não havia sido desenvolvido para o que conhecemos e Tony Stark torna-se figura importante nessa evolução do personagem. O pouquinho revelado deixou os fãs ainda mais ansiosos pela estreia dos novos filmes do herói. 

Veja Também