Banana pra dar e vender

De Ben Jor a Planet Hemp, todos os gostos musicais estão representados na programação da 18ª edição do Festival Bananada

Postado em: 09-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Banana  pra dar  e vender
De Ben Jor a Planet Hemp, todos os gostos musicais estão representados na programação da 18ª edição do Festival Bananada

Júnior Bueno

Considerado um dos festivais mais importantes de todo o País, o Bananada chega à sua 18ª edição e coloca Goiânia mais uma vez no roteiro dos grandes festivais de música do Brasil. De hoje (9) até domingo, 75 atrações invadem os dois superpalcos montados no Centro Cultural Oscar Niemeyer, além de shows em casas noturnas e teatros de Goiânia. Com uma programação pautada pela diversidade musical, o festival abre um leque de atrações de música contemporânea. Sons que vêm de vários cantos do mundo e se unem, em Goiânia, para mostrar a quantas anda a música feita pelo Planeta. 

Continua após a publicidade

O Bananada continua apostando nas artes integradas e, além das dezenas de shows, se junta a artes visuais, gastronomia, tatuagens, skate e produções audiovisuais. Com isso, o festival movimenta toda Goiânia durante os sete dias contínuos de evento.

Entre os mais diversos tipos de sons que se encontram neste ano no Bananada, artistas e bandas como Planet Hemp, Jorge Ben Jor, Carne Doce, DJs Mau Mau, Anderson Noise e Renato Cohen; nomes bacanas que vêm ocupando espaços na música brasileira como Liniker, Silva, Juçara Marçal, Felipe Cordeiro, Sara Não Tem Nome, Thiago Petit, Ogi, e bandas – muitas bandas – como Hellbenders, Yonatan Gat, Autoramas, Helio Sequence, Aldo The Band e Mahmundi. 

Na abertura, hoje à noite no Teatro Sesc Centro, o cantor Thiago Pethit é a atração principal, com seu show Rock’n’Roll Sugar Darling, que tem ligação direta com outras referências, essencialmente dos anos 60 e 70 – como Iggy Pop, Mick Jagger e Bo Diddley. O fim da noite de abertura ainda se estende para uma programação paralela na República Estúdio e no El Club. Durante toda a semana, as boates da cidade recebem DJs e shows, promovendo o contato direto entre os artistas e o público.

Música, gastronomia e arte 

Tem de tudo no Bananada. Espalhadas por Goiânia, as múltiplas atividades são promovidas em espaços destinados a cultura e arte, música, gastronomia e turismo. Confira as atividades que estão programadas para acontecer durante o festival.

Bananada No Teatro – Os teatros do  Sesi e Sesc abrem suas pautas para algumas das boas atrações do Bananada. Artistas locais e nacionais se apresentam nesses dois teatros, com shows feitos exclusivamente para esse tipo de casa e de palco.

Circuito Gastronômico Da Goiânia Rock City – Um conjunto dos melhores chefes de cozinha de Goiânia ilustra uma semana de gastronomia. Durante o festival, será servido nos restaurantes e bares parceiros um cardápio especial, com preços acessíveis ao público, além de transformar os locais em palcos, com DJs e bandas. Além disso, uma praça de alimentação e comedoria será instalada no Centro Cultural Oscar Niemeyer para shows do fim de semana.

Goiânia Crew Atack (Skate Park) – Criado em 2009, o evento de skate foi incorporado à programação do Bananada, em 2014, com grande sucesso. Trata-se de um campeonato de skate interativo e dinâmico, em que cada equipe deve contar com, no mínimo, três e, no máximo, cinco skatistas que disputam baterias no formato Jam Session. O sucesso das edições 2014 e 2015 contou com presenças de grandes nomes do skate nacional e mundial.

The Flash Weekend Tatoo – 18 tatuadores vão oferecer seus serviços com desenhos inéditos e preços acessíveis. É, para muitos, a chance de ter a obra de alguns dos melhores tatuadores da atualidade na pele. Em 2015, mais de 150 tatuagens foram feitas.

Blackbook – Uma programação especial de artes visuais, e já em sua quarta edição durante o festival. Contempla uma vasta gama de artistas e designers goianos. A programação deste ano propõe uma obra coletiva, que será instalada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, durante o festival.

Fábrica Do Som – O Bananada abre espaço para a produção musical. No festival, serão escolhidas dez bandas para gravar uma faixa específica de seu repertório, na parceria entre os produtores mais legais de Goiânia: estúdios Rocklab e Complexo. 

Veja Também