Trama romântica destaca amadurecimento, machismo e assédio

'Boa Noite' é uma trama descontraída e juvenil que trata também de assuntos sérios como abuso e assédio sexual

Postado em: 12-09-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Trama romântica destaca amadurecimento, machismo e assédio
'Boa Noite' é uma trama descontraída e juvenil que trata também de assuntos sérios como abuso e assédio sexual

Dona de um canal de vídeos com mais de 8 milhões de visualizações, em que resenha e indica livros, a booktuber Pam Gonçalves vem, aos poucos, cruzando a linha para o ‘outro lado’: o dos autores. Estreou na ficção há poucos meses em O Amor Nos Tempos De #Likes, coletânea de contos cuja autoria dividiu com Bel Rodrigues, Pedro Pereira e Hugo Francioni, outros fenômenos online. Agora, em setembro, a Galera lança o primeiro romance de Pam. Em Boa Noite, ela cria uma trama romântica, descontraída e juvenil, mas trata também de assuntos sérios como assédio e abuso sexual.
A protagonista é Alina, uma jovem de 18 anos que passou a adolescência sendo exemplar. Estudiosa, com excelentes notas, boa filha: um estereótipo que nunca lhe garantiu um lugar entre os mais populares da escola. Agora, ela se prepara para mudar de cidade e começar a cursar a faculdade de Engenharia da Computação. Para Alina, é a oportunidade de se reinventar, de pertencer a um grupo, de se sentir ‘legal’ pela primeira vez. As coisas começam bem, com os novos amigos da república, e ao mesmo tempo desafiadoras, ao cair numa turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números.
Quando ela decide deixar definitivamente a vida de nerd para trás, as coisas se complicam. As festas e as bebidas são pura diversão, mas o burburinho sobre os abusos sexuais e o uso de uma nova droga começa a assustar o campus. Para completar, os alunos criam uma página de fofocas, na internet, que expõe a vida sexual das meninas. Alina acaba tragada para o meio disso tudo, onde terá que lidar com pessoas muito mal intencionadas. Mas, no fim, a menina vai descobrir que, unindo-se às outras mulheres, ela poderá fazer diferença.  
Enquanto constrói uma clássica história sobre as dores do crescimento e a perda da inocência, Pam aproveita para refletir, em Boa Noite, sobre temas importantes e absolutamente contemporâneos, como cultura do estupro, machismo e bullying na internet.

SERVIÇO:
‘Boa Noite’, de Pam Gonçalves

Editora: Galera 
Páginas: 240
Preço: R$ 29,90

Veja Também