‘A Garota no Trem’ ganha nova capa e chega às telonas

Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, meses a fio no topo das listas de best-sellers do New York Times e

Postado em: 27-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘A Garota no Trem’ ganha nova capa e chega às telonas

Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, meses a fio no topo das listas de best-sellers do New York Times e das publicações brasileiras, além de direitos de tradução vendidos para mais de 40 países, o romance de Paula Hawkins é um fenômeno por onde passa. Agora, A Garota no Trem chega aos cinemas também com grande expectativa. Com estreia hoje (27) nos cinemas brasileiros, o longa tem Emily Blunt na pele da protagonista Rachel.
Tanto alvoroço se deve a uma trama de suspense psicológico, que fisga o leitor, em grande parte graças ao mistério que vai se desvendando, pouco a pouco, sobre seus personagens. A Garota no Trem é Rachel. Diariamente, ela pega o trem de Ashbury até Londres, e se distrai olhando o que acontece pela janela. Seu momento favorito é quando o veículo para em um determinado sinal, próximo à estação de Witney, e ela consegue espiar um casal na varanda de casa. Ela vê os dois sempre juntos, tomando café, e fantasia sobre a vida perfeita que eles devem ter. Rachel até inventa nomes para os dois: Jess e Jason.
A primeira virada acontece quando Rachel vê algo surpreendente do trem: Jess está beijando outro homem. Frustrada ao ver arruinada sua fantasia, e um tanto abalada ao relacionar o acontecimento com sua própria experiência, ela resolve agir e vai até a rua onde Jess e Jason moram. Mas há um detalhe: Rachel é alcoólatra. E o consumo excessivo da bebida provoca constantes lapsos de memória. Na noite em que desce na estação de Witney, Rachel já acumulou algumas doses de gin tônica. No dia seguinte, sem saber bem o que aconteceu, acorda machucada e ensangüentada. E descobre que Jess – na verdade, Megan – está desaparecida. 
Narrado alternadamente por três personagens nada confiáveis, A Garota no Trem não economiza nas reviravoltas e na angústia – compartilhada por personagens e leitor. Hawkins já disse, em entrevistas, que escreveu o livro “em estado de pânico e desespero”, temendo que esta fosse sua última chance de, enfim, construir uma carreira de escritora. Ao conseguir transmitir os sentimentos para as páginas, atingiu o objetivo com louvor.
No cinema, o filme dirigido por Tate Taylor (de Vidas Cruzadas) transfere a ação da Inglaterra para os Estados Unidos. Além de Emily Blunt, o elenco tem ainda Justin Theroux (como Tom), Haley Bennett (Megan), Rebecca Ferguson (Anna), Luke Evans (Scott), Allison Janney (oficial Riley) e Lisa Kudrow, que interpreta uma personagem criada exclusivamente para o longa.

SERVIÇO:
‘A Garota no Trem’, de Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Preço: R$ 37,90

Veja Também