Titiksha se apresenta no projeto Terça no Teatro, do Sesi

O espetáculo de dança premiado no Festival de Monólogos de Fortaleza-CE e que já circulou por Recife-PE e São Paulo-SP faz a

Postado em: 11-05-2021 às 09h24
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Titiksha se apresenta no projeto Terça no Teatro, do Sesi
Devido a pandemia, espetáculo será realizado de forma online. foto: Divulgação

O espetáculo de dança premiado no Festival de Monólogos de Fortaleza-CE e que já circulou por Recife-PE e São Paulo-SP faz a sua primeira apresentação em Goiás. O solo será exibido nesta terça-feira (11/05), no canal do Teatro SESI no Youtube (www.youtube.com/teatrosesigo) às 20h. O monólogo aborda a resiliência, partindo de um contexto histórico da humanidade, onde vários povos foram e ainda são forçados a abandonarem origens e tradições.

A inspiração do solo veio da história de Ajuricaba, um índio guerreiro da tribo dos Manaós. Ele foi o símbolo da resistência indígena contra Portugal liderando batalhas sangrentas na Região Amazônica. Ajuricaba foi capturado pelos portugueses, e, durante a viagem para julgamento em Belém, mesmo acorrentado, atirou-se no Rio Amazonas, preferindo a morte à escravidão.

De acordo com a dançarina Valeska Gonçalves, o espetáculo experimenta universalizar uma espécie de guerreira mística. Pois é a partir da leitura da resiliência de povos explorados, que a personagem vai tomando forma e poder. “Representar a força e a poesia de todo e qualquer ser que confronta a fatídica necessidade de manter a sua essência diante de um mundo opressor”, complementa.

Continua após a publicidade

A artista da Nalini Cia de Dança fez parte do elenco de bailarinos da Quasar Cia de Dança por 17 anos. Para Valeska, a dança está em muitos lugares. Tudo que se move pode se transformar em dança. Sobre o “Titiksha” ela diz se emocionar sempre. “Vem na mente à violência aos povos originários, o desmatamento, a agressão à natureza, a falta de compaixão com os animais… e por aí vai…”.

Segundo Valeska a expectativa é grande para essa apresentação no Terça no Teatro, viabilizado pelo Teatro SESI, braço cultural da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG. “Estou sedenta de palco! Muito animada com essa oportunidade”, conclui.

Os espetáculos são realizados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O Terça no Teatro em parceria com a FIEG+Solidária, um projeto permanente da FIEG, está arrecadando alimentos para as pessoas que vivem da cultura e estão enfrentando dificuldades, devido à pandemia. Caso queira contribuir também, doe alimentos não perecíveis na sede do Teatro SESI. Todo final de mês, essas doações serão encaminhadas para essa classe artística.

Veja Também