São Paulo Fashion Week 51

Mais inclusiva e sustentável, o evento apresentou coleções em edição 100% digital.

Postado em: 17-07-2021 às 08h49
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: São Paulo Fashion Week 51
Mais inclusiva e sustentável, o evento apresentou coleções em edição 100% digital | Foto: Reprodução

A 51ª edição do maior e mais expressivo evento de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW), apresentou muito estilo e tendências, dos principais estilistas brasileiros — e muitos novos talentos — de forma totalmente online, por conta da pandemia do Covid-19. O tema principal deste ano foi a Regeneração, conceito que envolve aspectos como protagonismo feminino, empreendedorismo, inclusão e tecnologia. Ao todo foram 43 marcas, que, em formato de festival, apresentaram suas coleções trazendo toda a bossa e as cores do próximo verão brasileiro. Os desfiles foram gravados e transmitidos pelas redes sociais do evento e trouxe propostas conceituais, e também bastante comerciais.

A apresentação dos desfiles ficou a cargo de Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW, a co-fundadora do evento, Graça Cabral e Lala Deheinzelin, uma das principais futuristas da América Latina. Entre as tendências que cruzaram as passarelas virtuais do SPFW 2021 para o próximo verão, foi possível destacar os babados que ganharam muito destaque, além de roupas com formas amplas que trazem liberdade para o corpo, uma tendência recorrente nos períodos de isolamento social.

As marcas abusaram da criatividade não só nas produções, mas também nos conceitos de seus vídeos de apresentação das coleções. Quem abriu a temporada digital do SPFW foi o estilista Ronaldo Fraga com o lançamento da coleção “Terra de Gigantes”. Inspirada pelas raízes nordestinas da região do Cariri Cearense. Fraga evocou toda brasilidade da nossa cultura em trabalhos artesanais, peças super coloridas, e roupas feitas de 100% linho. No embalo dos looks pandêmicos, que priorizam sobretudo o bemestar daqueles que estão isolados em casa, a diretora criativa da marca Analuf, Ana Luisa Fernandes, quis responder a pergunta: “Onde está a beleza do cotidiano?” Em conclusão, o aconchego do seu lar influenciou a coleção. Por causa disso escolheu roupas que priorizam o conforto e a silhueta natural. Além do mais, as texturas e estampas também acompanharam esta inspiração. Como por exemplo o tecido do sofá, ou a aparência do chão de madeira, que inspirou os acessórios

Continua após a publicidade

Uma das novidades da SPFW 2021 é a participação do projeto do coletivo de pessoas negras, o Sankofa. Oito marcas foram apresentadas, com o destaque para o Ateliê Mão de Mãe. Formada por Vinicius Santana e seu sócio Patrick Fortuna, a coleção da marca tem roupas que chamam atenção para o trabalho manual do crochê. Conta também com detalhes artesanais e naturais, como conchas, palhas, franjas e miçangas. Dez marcas estrearam nesta temporada da SPFW. A Anacê trouxe sua coleção “Ruta” apresentando peças que questionam a dualidade entre espiritualidade e tecnologia. Já que suas criadoras se perguntam o que é a moda hoje em dia, as roupas têm um visual muito atual. Dessa maneira, looks confortáveis, sem distinção de gênero, e primeiramente feitos com algodão responsável, tecidos antivirais e tecidos sintéticos foram os pontos altos da marca.

Como se espera de toda coleção verão, as cores foram um show à parte. As tonalidades mais chamativas e vibrantes de rosa dividiram espaço com os mais suaves, trazendo a sensação de leveza para a temporada. A monocromia também surgiu como aposta em alguns modelos, mas nota-se que um mix de cores, especialmente com vermelho, também esteve presente em diversos looks. Outros tons que chamaram a atenção entre as apresentações foram os neutros e suaves. Bem veranis, a recorrência dos tons de bege e o clássico branco, principalmente em peças bastante fluídas imprimiram muita elegância para a nossa moda. Tecidos de algodão e plissados afirmaram que são tendência para a próxima temporada. Os efeitos manchados e até marmorizados, foram bastante notados entre as coleções. As manchas apareceram com visual aquarelado ou tie-dye. Os tons variaram entre os mais fechados aos mais chamativos.

Nesta edição, a semana de moda foi transformada em um potente movimento de economia criativa e colaborativa, com uma programação ativa que transcende o tempo limitado pelas apresentações, desfiles e rodadas de negócio, abordando temas estruturais e pautando novos caminhos. No âmbito da inclusão social, em parceria com a prefeitura de São Paulo, o Festival SPFW vai promover ações de agosto a novembro com a capacitação de 40 costureiras do bairro Cidade Tiradentes. Além disso, mulheres em situação de vulnerabilidade social farão parte da próxima edição da semana de moda, a ser realizada em novembro. Definitivamente a SPFW 2021 foi um marco na história do evento, mostrando assim uma direção a ser seguida, mais inclusiva e sustentável.

Veja Também