Fernanda Montenegro, candidata única para cadeira na ABL, deve ser eleita imortal; Entenda

Mesmo sendo a única candidata, o resultado oficial só será divulgado no dia 4 de novembro.

Postado em: 08-10-2021 às 10h54
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Fernanda Montenegro, candidata única para cadeira na ABL, deve ser eleita imortal; Entenda
Mesmo sendo a única candidata, o resultado oficial só será divulgado no dia 4 de novembro | Foto: Reprodução

A atriz Fernanda Montenegro, de 91 anos, deve ser eleita a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).  Nenhuma outra pessoa se candidatou para a cadeira à qual a atriz concorre. A cadeira, de número 17, era de Affonso Arinos de Mello Franco, morto em março de 2020.

Com o encerramento do prazo de inscrições, a falta de concorrentes é vista pela academia como uma forma de homenagem à Fernanda. Apesar de ser a única candidata, o resultado oficial só será divulgado no dia 4 de novembro. A atriz inscreveu sua candidatura em 6 de agosto. A eleição de Fernanda Montenegro é algo desejado há muito tempo pelos acadêmicos, que insistiram em sua candidatura. Após o envio da carta de inscrição, a atriz terá 60 dias para trabalhar sua campanha junto aos acadêmicos.

A ABL vem tentando cada vez mais abrir suas portas para a cultura popular, o que favorece a candidatura de Fernanda. Além das quase oito décadas de carreira, e ser reconhecida como um dos maiores nomes do teatro e do cinema brasileiro, Fernanda Montenegro também tem uma relação intensa com a poesia e a ficção, o que é demonstrado em suas diversas leituras públicas.

Continua após a publicidade

Na tarde da última quinta-feira (07/10), a instituição realizou de forma virtual uma Sessão da Saudade pela primeira vez em sua História. No ritual, os acadêmicos se despediram de Affonso Arinos de Mello Franco, que faleceu em março de 2020. Diante disso, a cadeira 17, que ele ocupava, foi declarada vaga. E é ela que deverá ser ocupada, futuramente, por Fernanda Montenegro, se a atriz for eleita em novembro.

Veja Também