Nova lona do Circo Laheto será inaugurada nesta terça (31)

Evento marca momento histórico para o Circo, que teve sua lona principal rasgada pela forte tempestade do dia 09 de janeiro de 2021

Postado em: 31-05-2022 às 08h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova lona do Circo Laheto será inaugurada nesta terça (31)
Evento marca momento histórico para o Circo, que teve sua lona principal rasgada pela forte tempestade do dia 09 de janeiro de 2021 | Foto: Divulgação

A nova lona do Circo Laheto já tem data prevista para ser inaugurada. Nesta terça-feira (31), às 15h, o circo localizado no Jardim Goiás o circo irá receber apresentações culturais e a presença do cantor Jorge, da dupla Jorge e Mateus. Também participarão do evento gestores e políticos locais, além de colaboradores da Trinus Co. (empresa parceira do Laheto) e famílias atendidas pelo projeto social.

O evento marca um momento histórico para o Circo, que teve sua lona principal rasgada pela forte tempestade do dia 09 de janeiro de 2021, e desde então passa por uma crise financeira. Agora, com a ajuda da comunidade e também da landtech Trinus Co., o Laheto recebe uma nova lona para realizar o projeto Social ‘Arte, Circo e Cidadania’, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social há quase 30 anos.

Apoio

Continua após a publicidade

A cada dia aumenta mais o número de companhias preocupadas e empenhadas com seu impacto social, e o porquê disso é que elas estão mais socialmente responsáveis, seguindo os princípios de boas práticas, sociais e de governança com ganho não só para os colaboradores, mas para toda a sociedade. Ações focadas não apenas no lucro mas, cumprindo um papel social que garanta investimento no capital humano, aderentes ao tema ESG, “Environment, Social & Governance” (Ambiental, Social e Governança, ou ASG no português).

“Nós já investimos mais de R$ 120 mil na reforma e em benfeitorias para o circo, além de fomentar melhorias que envolvem parte estrutural, incluindo a nova lona que vai dar mais segurança aos usuários do espaço. Estamos promovendo benfeitorias para ajudar o circo a continuar a atender de maneira gratuita crianças e adolescentes da região oferecendo a educação continuada, atraindo mais eventos e angariando fundos para prestar um importante serviço social na comunidade, se tornando uma organização autossustentável”, diz Giovanna Dutra, COO da Trinus.

Histórico

A lona do Circo Laheto se rasgou no dia 09 de janeiro de 2021 durante uma forte tempestade que atingiu Goiânia. Um grande baque para o projeto social, que é desenvolvido debaixo da lona. Mas, ao mesmo tempo que o incidente nos cobriu de tristeza, transbordou-se a solidariedade. 

Logo se formou uma rede de solidariedade para tentar levantar fundos para a compra de uma nova. As redes sociais ajudaram a espalhar a história e assim o pedido de ajuda foi compartilhado inúmeras vezes. Laheto recebeu doações de pessoas de todo o país e do exterior, até mesmo de crianças, que na sua inocência quebraram seus porquinhos para ajudar.

Dois shows foram feitos para arrecadar fundos. O primeiro em maio de 2021, no formato on-line, realizado pelas escolas de Circo do Brasil que compõe a Rede Circo do Mundo Brasil, chamado Festival Solidário Circo Laheto; e outro, em dezembro de 2021, já em formato presencial chamado Rasgou-se a lona, escancarou-se a solidariedade, com a presença de vários artistas goianos. Mesmo com todo esse apoio, não conseguiram todo o dinheiro necessário para comprar a lona nova.
A pandemia forçou a suspensão das atividades culturais e educacionais. O Circo Laheto teve que parar com as aulas e as apresentações que ajudam a manter o projeto social. Para não deixar as famílias desassistidas, foram feitas parcerias com empresas e entidades que nos ajudaram a oferecer o básico para as crianças e adolescentes. E agora, a alegria do circo retorna 16 meses após aquela tempestade. (Especial para O Hoje)

Veja Também