Single ‘O Retorno do Boom Bap’ faz esquenta para próximo álbum do Haikaiss e traz de volta estilo que consagrou grupo

Grupo apresenta novo trabalho apostando em videoclipe com elementos de dança e grafite

Postado em: 17-03-2023 às 08h53
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Single ‘O Retorno do Boom Bap’ faz esquenta para próximo álbum do Haikaiss e traz de volta estilo que consagrou grupo
Grupo apresenta novo trabalho apostando em videoclipe com elementos de dança e grafite | Foto: Divulgação

Tem música nova do Haikaiss na área. O grupo formado por Pedro Qualy, Spvic e Spinardi lança nesta sexta-feira (17), às 0h, pela Som Livre, a faixa ‘O Retorno do Boom Bap’, em referência à batida que o consagrou na cena urbana e que apresenta o conceito de seu novo álbum. A novidade chega também com um videoclipe inédito que explora as mais diversas expressões do hip-hop, como dança e grafite, disponível no canal da dupla a partir das 12h.

Em ‘O Retorno do Boom Bap’, o Haikaiss procura resgatar o valor das manifestações urbanas e do movimento hip-hop clássico em uma letra que fala sobre o “rap de verdade, rap sem vaidade e rap sem massagem”. Na faixa, os artistas revisitam suas raízes no boom bap a partir de um som agressivo e sem refrão, narrando a realidade ao explorar rimas mais combativas e diretas recheadas de referências e trocadilhos.

Sem desmerecer outras vertentes do rap ou alimentar tretas e rivalidades, ao longo da track é possível ver que o Haikaiss busca exaltar a própria caminhada e o retorno do boom bap à sua sonoridade. Além disso, a faixa traz menções a alguns dos nomes do hip-hop como Kamau, Doctors MC’s e Wu-Tang Clan, reverenciando quem os inspirou.

Continua após a publicidade

A produção audiovisual, por sua vez, é ambientada em um espaço com vagões abandonados, passando ao público toda a essência da estética do hip-hop proposta no conceito da faixa. Entre os versos rimados pelo Haikaiss, as cenas mostram os dançarinos Renanted, Jurandir, Bboy e Pelezinho (referências no gênero no Brasil), praticando o popping, dança urbana criada em 1970 que compõe a cultura do hip-hop, reforçando a ideia de reconexão com as raízes do rap como um todo.

O novo álbum do Haikaiss, homônimo ao single “O Retorno do Boom Bap”, está previsto para chegar às pistas ainda no primeiro semestre deste ano pela Som Livre.

Sobre Haikaiss

Fundado em 2006 em São Paulo, o Haikaiss é composto por Spvic, Spinardi, Qualy e é considerado um dos maiores grupos de rap do Brasil. Com 17 anos de carreira, possuem cinco álbuns produzidos pela própria gravadora ‘Ésseponto Records’: ‘Incognito Orchestra’ (2010), ‘Perfil’ (2011), ‘Cortesia da Casa, Vol 2’ (2012), ‘Fotografia de um Instante, Vol 1 & 2’ (2014) e ‘Teto Baixo’ (2017). No Spotify são mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais e no YouTube mais de 719 milhões de visualizações.

O single ‘RAP LORD’, do álbum ‘Teto Baixo’ (2017), com participação de Jonas Bento, é uma das faixas de maior sucesso do grupo. Logo após o lançamento, figurou entre as mais tocadas dos streamings de música do país, virou trilha sonora do game internacional Need for Speed: Payback e acumula mais de 196 milhões de visualizações no YouTube. No mesmo ano, o grupo se apresentou em grandes festivais de música, como o Planeta Atlântida, Lollapalooza Brasil e João Rock, representando a força do rap nacional.

Veja Também