Morre, em Goiânia, o escritor José Mendonça Teles

De acordo com informações da família, ele estava internado no Hospital do Rim, na Capital, sofria de mal de Parkinson e estava debilitado

Postado em: 30-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre, em Goiânia, o escritor José Mendonça Teles
De acordo com informações da família, ele estava internado no Hospital do Rim, na Capital, sofria de mal de Parkinson e estava debilitado

Importante figura no cenário cultural do Estado de Goiás, o escritor, historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista José Mendonça Teles, 82 anos, faleceu no sábado (28), à noite, por conta de uma infecção no pulmão. De acordo com informações da família, ele estava internado no Hospital do Rim, na Capital, sofria de mal de Parkinson e estava debilitado. O velório ocorreu no Jardim das Palmeiras em Goiânia. O enterro foi no mesmo local. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles, ele deixa duas filhas, seis netos e um bisneto.

Por dez anos, José Mendonça foi presidente da Academia Goiana de Letras. Ele nasceu em Hidrolândia (GO) no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Foi bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), onde lecionou por 33 anos. Em 2003, recebeu o título de Doutor Honoris Causa.

O escritor também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos, ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Foi autor de 33 livros relacionados à cultura goiana, dentre eles, Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina, General Curado – Estudo Biográfico, A Cidade do Ócio e Dicionário do Escritor Goiano.

Continua após a publicidade

Mendonça coordenou vários projetos culturais goianos, dentre eles, o Resgate, idealizado pelo Ministério da Cultura, que trouxe para Goiás microfilmados, documentos goianos existentes no Arquivo Ultramarino de Lisboa, no período de 1731 a 1822. Pertenceu a várias instituições culturais do País, com várias condecorações e medalhas, dentre elas, a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. Mendonça é autor da letra do Hino Oficial de Goiás. 

Veja Também