Terça-feira, 19 de março de 2024

Florianópolis Day acontece em Goiânia e apresenta potencial turístico da cidade

No encontro empresas associadas mostraram aos mais de 50 participantes todas as potencialidades de Florianópolis e região

Postado em: 20-05-2023 às 10h10
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Florianópolis Day acontece em Goiânia e apresenta potencial turístico da cidade
No encontro empresas associadas mostraram aos mais de 50 participantes todas as potencialidades de Florianópolis e região | Foto: Divulgação

Florianópolis, capital de Santa Catarina, no Sul do país, encanta os turistas por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público. Conhecida como Ilha da Magia e carinhosamente chamada de Floripa, o destino foi o segundo mais procurado pelos goianos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Hurb, em 2022. Para que mais turistas de Goiás possam visitar e conhecer as belezas e riquezas da região metropolitana de Florianópolis, o Destino Floripa & Região, antigo Floripa Convention & Visitors Bureau, promoveu o Florianópolis Day, evento realizado no Mega Moda Hotel, em Goiânia.

O Essência esteve presente na ocasião e acompanhou de perto os motivos pelo qual a cidade se destaca. É uma capital que cresceu em meio à natureza, que oferece belas paisagens naturais por toda sua extensão, onde se pode curtir tanto o movimento de uma capital efervescente quanto a tranquilidade de uma cidade mais interiorana. 

“A realização do Florianópolis Day em Goiânia é uma oportunidade excelente para estreitar ainda mais os laços e para que mais turistas goianos possam visitar a nossa região. Após o evento, muitos participantes nos garantiram que já sabem qual o próximo destino das férias: Florianópolis e região”, comemora Elaine M. Neves, analista comercial e de visitors do Destino Floripa & Região.

Continua após a publicidade

Há bastante coisa para ver e fazer em Florianópolis. Além das incontáveis belezas naturais que a consagram como um dos destinos mais paradisíacos, a cidade oferece outros atrativos. A diversidade geográfica de toda a região metropolitana de Florianópolis propicia roteiros pouco encontrados no Brasil, sendo possível ir do mar à montanha em apenas duas horas de viagem.  

O administrador de empresas Carlos Eduardo Faria está com passagem marcada para Florianópolis. Em outubro deste ano, o goiano visita pela terceira vez a capital catarinense. Entre os motivos que o levaram a escolher a região está o fato de Florianópolis ser um destino completo, com vários ambientes em um lugar só, com praias, serra, casarios históricos, dunas, lago, restaurantes, baladas, shows e, ao mesmo tempo, descanso.

“Essa será a nossa terceira vez na Ilha da Magia. Estivemos a primeira vez num feriadão de semana santa, outra vez para o Réveillon, em que tivemos a sorte de estar na reabertura da Ponte Hercílio Luz, com a tradicional cascata com queima de fogos, e agora iremos para o feriadão de 12 de outubro”, destaca Carlos Eduardo.

Entre as praias mais procuradas pelos visitantes estão Jurerê Internacional, famosa por suas baladas, a extensa Praia dos Ingleses, a Praia Brava, que tem ondas fortes, além da Praia Mole e Praia da Joaquina que são bastante procuradas pelo público jovem e por quem quer surfar. No Sul de Florianópolis, a  Praia do Campeche e a Ilha do Campeche.

“São todos estes atrativos que fazem a região metropolitana de Florianópolis ser a escolha de 3,4 milhões de turistas nacionais e mais de 890 mil visitantes internacionais por ano, além de estar entre as mais procuradas do mundo, consolidando como um destino para o ano todo, com atrativos em todas as estações, e oportunidades para negócios e lazer”, ressalta Lucas Schweitzer, presidente do Destino Floripa & Região.

Culinária 

A cidade conquista ainda pelo estômago com uma gastronomia típica que proporciona experiências deliciosas. Em cada nova parada, um menu de dar água na boca. A região conquista ainda pelo estômago com uma gastronomia típica que proporciona experiências deliciosas. O sabor local é tão marcante que consagrou Florianópolis como a primeira do Brasil a receber da Unesco o Selo de Cidade Criativa de Gastronomia. 

Ostra é considerada o carro chefe do local. Florianópolis é responsável por quase 80% da produção nacional e é considerada a Capital Nacional da Ostra. Há até uma festa específica para ela na cidade: a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra). A presença do molusco na capital catarinense é milenar. O Homem do Sambaqui, povo caçador, coletor e pescador que viveu aqui desde, no mínimo, 5.000 A.C., já se alimentava de ostras. 

Mais do que viajar pelos sabores, a região também convida o turista a viajar no tempo. As raízes da cidade podem ser encontradas por todos os lados, de sítios arqueológicos a vilas históricas com casarios coloniais. O contraste do passado com a contemporaneidade faz de Florianópolis e região um lugar único.

Para quem tem interesse em saber mais sobre Florianópolis e região, o site da entidade (www.destinofloripa.com.br) foi totalmente reformulado e traz informações direcionadas para agentes de turismo, organizadores de eventos e, claro, para o turista.

Veja Também