Desbravando a 7º arte

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional Pequeno Cineasta para crianças adolescentes de todo o Brasil

Postado em: 13-07-2023 às 07h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Desbravando a 7º arte
Festival oferece a jovens e crianças a oportunidade de expressar livremente suas visões sobre o mundo | Foto: Reprodução

Pioneiro no Brasil, o Festival Internacional Pequeno Cineasta se prepara para sua 10ª edição, prevista para setembro de 2023. Voltado para crianças, jovens e educadores, o FIPC apresenta uma programação composta por obras exclusivamente feitas por Pequenos Cineastas (entre 8 e 17 anos) de todo o mundo. Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 06 de agosto de 2023. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.pequenocineasta.com.br.

Idealizado e produzido pela atriz e produtora brasileira Daniela Gracindo, o evento surgiu do desejo de dar a jovens e crianças a oportunidade de expressar livremente suas visões sobre o mundo através da linguagem cinematográfica, de estimular o autoquestionamento e a crítica e de sensibilizar a juventude para o cinema e a realidade que a rodeia.

Premiação

Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorrem ao troféu Pequeno Cineasta e a uma claquete da KODAK. O FIPC oferece uma premiação pelo Júri Oficial, composto por jovens cineastas entre 8 e 17 anos, selecionados pela equipe do FIPC, e pelo Júri Popular, integrado por crianças e jovens dessa mesma faixa etária que assistem às sessões. Importante destacar que somente as crianças e jovens que assistem às sessões têm direito a voto.

Continua após a publicidade

“Ao avaliar o trabalho de seus pares, estimulamos o senso crítico das crianças. Com isso, ajudamos a formar uma audiência participativa. É o que queremos”, diz Daniela Gracindo, criadora e diretora do Festival.

Mostras Não Competitivas

Além da seleção oficial, o FIPC conta com outras vitrines de filmes: Oficina Pequeno Cineasta: apresenta curtas-metragens produzidos pelos alunos das oficinas de cinema de Daniela. O objetivo é dar visibilidade aos projetos de seus alunos, além de possibilitar a eles que exibam os filmes em um contexto de mostra internacional.

Sustente sua História: traz uma seleção de curtas-metragens sobre sustentabilidade e questões ambientais. Parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Convidado Especial: todos os anos, o Festival convida uma organização que trabalha com o ensino de cinema para crianças e adolescentes a expor uma pequena mostra dos filmes de seus alunos.

Além das mostras paralelas, o FIPC também conta com mesas-redondas especialmente voltadas a crianças, adolescentes e educadores. Os jovens têm a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências com convidados internacionais através de videoconferências.

Oficinas de Cinema

Durante o evento também acontecem oficinas de cinema gratuitas além de um workshop voltado para professores no intuito de fomentar o estudo da linguagem cinematográfica dentro da sala de aula.

Oficina de Animação Ambiental: Voltada para crianças a partir de 10 anos esta oficina apresenta a técnica da animação promovendo uma experiência audiovisual através da utilização de diversos materiais disponíveis na natureza, como folhas, plantas, sementes, pedras e flores.

Oficina Claquete: Nessa oficina os alunos irão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena.

Workshop Cinema na Sala de Aula: Oportunidade para educadores e professores descobrirem um método simples para a prática audiovisual na sala de aula.

Pequeno Cineasta na Escola

Com intuito de ampliar a participação das crianças e jovens de todas as regiões do Brasil, o FIPC disponibiliza sua programação, por meio de uma plataforma virtual, para educadores que tenham interesse em exibir as mostras competitivas dentro do âmbito educacional durante o evento. Os alunos que assistirem às mostras competitivas participam como jurados do Prêmio pelo Júri Popular.

Veja Também