Quatro artistas goianos participam de exposição no Museu da República em Brasília

Com curadoria de Morella Jurado, da Venezuela, ‘Um Só Corpo’, reúne 55 obras de 17 artistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, proporcionando uma visão abrangente dos estilos e tendências artísticas presentes nestes quatro países

Postado em: 07-03-2024 às 10h00
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Quatro artistas goianos participam de exposição no Museu da República em Brasília
Por estarem os artistas entre mundos, academia e circuito, também se encontram entretempos, daí a escolha do nome: Antologia do Amanhã | Foto: Gerson Fogaça

Os apreciadores da arte terão a oportunidade de imergir na rica diversidade da produção artística contemporânea do continente Sul-Americano com a exposição ‘Um Só Corpo’ que vai ser aberta ao público nesta quinta-feira (7), no Museu da República em Brasília. A mostra com entrada gratuita segue até o dia 21 de abril e a visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. O projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, com a coordenação de Malu da Cunha e produção de Kahena Fogaça.

Com uma proposta artística centrada na investigação do corpo humano, a exposição faz parte de um projeto mais amplo que busca explorar os traços culturais comuns que definem a latinidade, além de destacar como diferentes artistas abordam questões-chave relacionadas à cultura e política do sul do continente.

Os artistas goianos Gerson Fogaça, André Felipe Cardoso, Telma Alves e Adriano Moraes estão entre os representantes do Brasil, juntamente, com os paulistas Ângela Barbour e Luiz Martins e, de Brasília, Suyan de Mattos e a fotógrafa Raquel Pellicano. Boris Romero, Mario Sarabí e Salomón Reyes (Uruguai); Argelia Bravo, Manuel Finol, Natalia Rondón e Aranaga (Venezuela), Julieta Hanono e Silvia Gai (Argentina) são os artistas representantes dos outros países presentes na mostra.

Continua após a publicidade

De acordo com a curadora Morella Jurado, ‘Um só corpo’ nos propõe a localização de narrativas comuns de países aparentemente distintos. “Narrativas aprisionadas pelas fronteiras, pelos idiomas e pelo olhar fixo nas diferenças. Um só corpo é a evocação do mestiço como o gesto treinado na sobrevivência. Um só corpo sintetiza a ternura de resistir e assistir à vida”, completa.

“O profundo exercício da identidade, que Cortázar identifica como Cultura, hoje se revela igual e material, tenso diante das mesmas dores e alegrias de todo um continente, representados neste caso por quatro países e dezessete almas dedicadas à arte”, finaliza Morella.

Serviço

Exposição ‘Um só corpo’

Quando: até 21 de abril

Onde: Setor Cultural Sul, Brasília- DF

Horário: 9h

Entrada gratuita 

Cultura na Capital goiana

Em Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina recebe a exposição coletiva, ‘Antologia do Amanhã’, nesta quinta-feira (7). A inauguração tem início às 19h, e é aberta para o público. A mostra fica aberta até o dia 7 de abril, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A ação ainda conta ainda com circuitos de rodas de conversas, ação educativa, feira  e lançamento de catálogo. A mostra apresenta obras de 18 jovens artistas que estão em vias de conclusão do curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade Federal de Goiás (FAV – UFG).

Entre tornarem-se bacharéis e adentrarem o circuito de artes goiano, encontram-se em um momento divisor de águas. Para tanto, a presente exposição é projetada para o agora, e para o futuro, fato que se reflete tanto no projeto expográfico, quanto na identidade visual. Por estarem os artistas entre mundos, academia e circuito, também se encontram entretempos, daí a escolha do nome: Antologia do Amanhã. 

O ponto de partida para as pesquisas poéticas desenvolvidas pelos artistas que compõem a exposição é o ‘devir de Heráclito’, que acompanhou a curadoria desde a seleção de artistas, aos seus trabalhos, e aos questionamentos sobre os possíveis que estão por vir nesse entretempo. Desta forma, entrelaçadas por diálogos prováveis, as obras selecionadas reunidas nesta antologia, operam tanto por semelhança, quanto por contrastes. Neste conjunto de poiésis, os artistas convidam o público a apreciar suas pesquisas poéticas, a acompanhá-los nesse entretempo e entre-espaço e, sobretudo, invitam a todos a caminhar para o amanhã. 

Artistas Participantes

A mostra conta com nomes de artistas como Elizabeth Sariedine, Rafaela Dourad, Duane Ribeiro, Lays Amanda, Laís Freitas, Elida Ketlyn, Sam Colodeto, Felipe, Rafael Vaz, Ana Cruz, Carlos Camilo, Iassue, Isadhora Inácio, Jaum, Mateus de Souza, Caroline, Thaysa Alarcão e Bruno Fernandes. 

Serviço

Exposição coletiva: ‘Antologia do Amanhã’ 

Quando: até 7 de abril

Onde: R. 3, S/N, St. Central – Goiânia

Horário: 9h

Entrada gratuita

Veja Também