Brasil lança seu 1º satélite nacional de observação da Terra e coleta de dados

A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica - informou que o nanossatélite VCUB1 foi lançado às 3h48 (horário de Brasília), neste sábado (15).

Postado em: 16-04-2023 às 14h22
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil lança seu 1º satélite nacional de observação da Terra e coleta de dados
Foto: Arquivo/Visiona

A Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica – informou que o nanossatélite VCUB1 foi lançado às 3h48 (horário de Brasília), neste sábado (15). Desenvolvido sua joint venture com a Telebras, a Visiona Tecnologia Espacial, o nanossatélite partiu da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia, EUA.

Desse modo, o VCUB1 é o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado nacionalmente, e mostra a capacidade da indústria brasileira em realizar missões especiais avançadas.

O principal objetivo dessa missão é validar a arquitetura do satélite e o seu software, de forma a poder usá-lo em outros satélites, de maior porte. Logo, a Visiona irá testar todo o software que integra o computador de bordo, incluindo o sistema de controle de órbita e atitude, inédito no país.

Continua após a publicidade

Além disso, a missão também irá permitir a qualificação no espaço da câmera OPTO 3UCAM, a primeira caixa refletiva projetada e produzida no Brasil.

“O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira, porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores. O VCUB1 materializa um esforço de anos para a criação de uma empresa integradora de sistemas espaciais brasileira iniciado com o programa SGDC.”, diz João Campos, Presidente da Visiona Tecnologia Espacial.

Próximos planos

Após o lançamento, o VCUB1 será encaminhado à sua órbita final pelo veículo de transferência orbital ION, da D-Orbit, onde passará um período de estabilização e testes preliminares. 

Em seguida, serão realizados testes de validação das tecnologias presentes no satélite, sua missão principal, para que entre em operação definitiva na prestação de serviços de sensoriamento remoto e coleta de dados pela Visiona.

Leia também:

Veja Também