Seleção olímpica de futebol masculino é convocada

Técnico Rogério Micale anuncia lista com atacantes Neymar e Douglas Costa, além do goleiro Fernando Prass

Postado em: 30-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção olímpica de futebol masculino é convocada
Técnico Rogério Micale anuncia lista com atacantes Neymar e Douglas Costa, além do goleiro Fernando Prass

O técnico Rogério Micale anunciou ontem os 18 jogadores que integrarão a equipe brasileira de futebol masculino que disputará os Jogos Olímpicos Rio 2016. Doze jogadores atuam no futebol brasileiro e seis jogam em times europeus. Os nomes foram divulgados nesta quarta-feora na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Os goleiros convocados são Fernando Prass, do Palmeiras, e Uilson, do Atlético Mineiro. Para as laterais, Micale convocou William (Internacional), Douglas Santos (Atlético Mineiro) e Zeca (Santos). Na zaga, estão Rodrigo Caio (São Paulo), Luan (Vasco da Gama) e Marquinhos (Paris Saint Germain).

Para o meio de campo, foram convocados Thiago Maia (Santos), Rodrigo Dourado (Internacional), Fred (Shaktar Donetsk), Rafinha Alcântara (Barcelona) e Felipe Anderson (Lazio). No ataque, figuram Neymar (Barcelona), Douglas Costa (Bayern de Munique), Luan (Grêmio), Gabriel Barbosa (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras).

Continua após a publicidade

A convocação de Fernando Prass, do Palmeiras, vinha sendo especulada há quase duas semanas. Essa será a primeira vez que o goleiro de 37 anos defenderá a seleção brasileira. Ele foi chamado porque o Benfica não aceitou liberar o garoto Ederson para a disputa dos Jogos. Como o torneio é realizado fora das datas reservadas pela Fifa, os clubes não são obrigados a ceder os jogadores para as seleções.

Havia a expectativa de que Micale oficializaria a volta do zagueiro Thiago Silva à seleção, mas o técnico optou pela convocação do atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique. A participação do jogador nos Jogos se deu após um acordo alinhavado com o clube alemão pelo ex-coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi.

Neymar, do Barcelona, já tinha a convocação certa. O clube catalão impediu o atacante de disputar a Copa América Centenário, mas entrou em acordo com a CBF e liberou a ida para a equipe olímpica. Essa será a segunda participação do astro brasileiro nos Jogos. Ele esteve em campo na campanha que rendeu a medalha de prata ao Brasil em Londres 2012 – o time perdeu a final para o México, por 2 a 0.

Entre os atletas com idade olímpica, Micale manteve a base que vinha sendo convocada para amistosos. Entre os destaques estão o palmeirense Gabriel Jesus, os santistas Gabigol, Zeca e Thiago Maia, o são-paulino Rodrigo Caio, o atleticano Douglas Santos e o gremista Luan. Das equipes estrangeiras foram chamados o zagueiro Marquinhos (PSG-FRA) e os meias Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Felipe Anderson (Lazio-ITA) e Fred (Shakhtar Donetsk-UCR).

A estreia do Brasil será contra a África do Sul, no dia 4 de agosto, às 16 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No dia 7, às 22 horas, a seleção enfrenta o Iraque, no mesmo local. A seleção encerra sua participação na primeira fase no dia 10, às 22 horas, em um jogo contra a Dinamarca, no Estádio Fonte Nova, em Salvador. (Agência Brasil) 

Veja Também