Fifa realiza o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo e Brasil conhece seus adversários

Os oito grupos da Copa do Mundo de 2022 estão definidos. No início da tarde desta sexta-feira (1), a Fifa realizou, no Qatar National Convention Centre, em Doha, o sorteio da fase de grupos do Mundial, que acontecerá, no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

Postado em: 01-04-2022 às 16h36
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Fifa realiza o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo e Brasil conhece seus adversários
O brasileiro Cafu foi um dos escolhidos pela Fifa para a realização do sorteio | Foto: Fifa

Os oito grupos da Copa do Mundo de 2022 estão definidos. No início da tarde desta sexta-feira (1), a Fifa realizou, no Qatar National Convention Centre, em Doha, o sorteio da fase de grupos do Mundial, que acontecerá, no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.

Ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões, a Seleção Brasileira estará no Grupo G do torneio. A chave é praticamente igual à que foi sorteada para a última Copa, disputada na Rússia, há quatro anos. A única diferença é que, naquela ocasião, quem estava no lugar do país africano era a Costa Rica, que ainda não se classificou para o Mundial de 2022.

Atual campeão da Copa da Ásia, o Catar, que é o país-sede, está no Grupo A e disputará uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história. E a estreia da Seleção Catari na competição já tem data, horário e adversário. Será no dia 21 de novembro, às 7h (de Brasília), contra o Equador. Além deles, Senegal e Holanda completam a chave.

Continua após a publicidade

No Grupo B, aparece uma das três vagas que ainda estão sem representantes definidos. Por conta da guerra envolvendo Ucrânia e Rússia, o País de Gales, que se classificou para a repescagem europeia, aguarda a definição do confronto entre Escócia e a própria Ucrânia. Quem passar, se junta à Inglaterra, ao Irã e aos Estados Unidos.

Maior rival do Brasil, a Argentina, atual campeã da Copa América e que é liderada por Lionel Messi, encabeça o Grupo C. O restante da chave é composto pela Arábia Saudita, pelo México e pela Polônia, do atacante Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, que é o atual melhor jogador do Mundo.

Campeã em 2018, a França é quem ficou como cabeça de chave no Grupo D, onde também há uma vaga em aberto. Quinto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru aguarda o vencedor do duelo entre Emirados Árabes Unidos e Austrália para brigar pela participação no Mundial. Dinamarca e Tunísia também integram o grupo.

Já o Grupo E deve ter um dos principais jogos da primeira fase do Mundial. Campeões em 2010 e 2014, respectivamente, Espanha e Alemanha medirão forças logo na segunda rodada. O grupo ainda é composto por Japão e pelo terceiro e último país oriundo de uma repescagem. O quarto representante da chave será a Costa Rica ou a Nova Zelândia.

A famosa “Geração Belga” estará no Grupo F, que conta também com o Canadá, que voltará a disputar uma Copa do Mundo depois de 36 anos, do Marrocos e da Croácia, sensação em 2018.

Por fim, bastante equilíbrio no Grupo H. Comandada por Cristiano Ronaldo, a Seleção Portuguesa, cabeça de chave, enfrentará Gana, Uruguai e Coréia do Sul. Este será o grupo que cruzará com a chave do Brasil nas oitavas. Os confrontos acontecerão entre os primeiros colocados de um grupo contra os segundos do outro.

Confira os grupos da Copa do Mundo de 2022:

Veja Também