Lewis Hamilton ganha título de cidadão brasileiro honorário

A justificativa do projeto de resolução está relacionada a homenagem que Hamilton fez no GP do ano passado em Interlagos, ao piloto brasileiro Ayrton Senna

Postado em: 09-06-2022 às 15h50
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Lewis Hamilton ganha título de cidadão brasileiro  honorário
A justificativa do projeto de resolução está relacionada a homenagem que Hamilton fez no GP do ano passado em Interlagos, ao piloto brasileiro Ayrton Senna | Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9/6), o piloto da Fórmula 1 Lewis Hamilton, recebeu o título de cidadão honorário brasileiro. O projeto foi apresentado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e foi promulgado durante a sessão na Câmera, já que não precisou ser votado.

A justificativa do projeto de resolução está relacionada a homenagem que Hamilton fez no GP do ano passado em Interlagos, ao piloto brasileiro Ayrton Senna, que infelizmente acabou falecendo após um grave acidente durante uma corrida na Itália.

Na ocasião, Lewis usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu o gesto eternizado por Senna ao erguer a bandeira do Brasil em uma volta de vitória pelo autódromo de São Paulo após vencer a corrida.

Continua após a publicidade

Lewis Hamilton após ganhar o GP de Interlagos, em São Paulo. | Foto: Reprodução/Foto: Buda Mendes/Getty Images

Durante a sessão, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), relatou que Hamilton tem uma proximidade “profunda” e “emocionalmente forte” com o país e citou as lutas do piloto em relação a pautas relevantes e de visibilidade como defesa dos animais, vidas negras e direitos humanos. “O piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros. Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida”, afirmou.

Apenas o partido Novo ficou contra o projeto. Tiago Mitraud (Novo-MG) elogiou o britânico, porém, disse que o plenário deveria estar discutindo outras pautas e essa não é uma prioridade deles. Além disso, o parlamentar argumentou que muitas figuras públicas demostram carinho pelo Brasil, como Tom Brady e Beyoncé, mas nem por isso eles receberam títulos de cidadãos brasileiros.

“Por mais que eu admire o atleta e profissional Lewis Hamilton, não acredito que devemos passar a conceder títulos de cidadão honorário a esses atletas e personalidades, ainda mais em um contexto em que acredito que o recurso que a sociedade investe nesse Congresso deveria estar sendo investido em projetos que vão mudar a vida do brasileiro”, rebateu.

Veja Também