Bia Ferreira vence colombiana e se sagra bicampeã mundial de Boxe

No Dia Nacional do Boxe, Bia Ferreira fez história com a conquista de mais um título mundial. A pugilista brasileira venceu a

Postado em: 27-03-2023 às 10h23
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Bia Ferreira vence colombiana e se sagra bicampeã mundial de Boxe
Pugilista brasileira se impõe e se torna a maior campeã da história do país no Mundial (Foto: Divulgação CBBoxe)

No Dia Nacional do Boxe, Bia Ferreira fez história com a conquista de mais um título mundial. A pugilista brasileira venceu a colombiana Angie Valdez na categoria 60 kg neste domingo (26) e conquistou o segundo título da carreira no Mundial de Boxe Feminino, disputado em Nova Dehli, na Índia. 

De quebra, Bia Ferreira, que é a atual líder do ranking mundial, alcançou a incrível marca de 36 pódios em 37 campeonatos internacionais, com 31 medalhas de ouro conquistadas.

A luta

Continua após a publicidade

Bia Ferreira e Angie Valdez fizeram uma luta muito bem disputada, mas com um maior domínio da brasileira, que utilizou-se de seu poderio e da experiência para vencer. 

A brasileira foi para cima da adversária colombiana desde o primeiro instante e teve muita superioridade no primeiro round para vencer de forma unânime na visão dos cinco juízes. No segundo round, a colombiana cresceu na luta e encaixou boa sequência de golpes logo no início. No entanto, Bia foi muito bem na defesa e nos contra-ataques e levou a vitória na parcial para quatro árbitros. Já com a vitória muito bem encaminhada, Bia fez um terceiro round mais solto e conquistou a vitória por decisão unânime.

Recordes

O Mundial em Nova Dehli fez com que Bia Ferreira atingisse algumas marcas históricas. Ela se tornou a primeira brasileira a ser bicampeã mundial de boxe, ultrapassando Roseli Feitosa (2010) e Everton Lopes (2011), que têm uma conquista cada. 

A pugilista também se tornou a maior medalhista brasileira em Mundiais de Boxe e é a primeira atleta do Brasil a conquistar três medalhas mundiais e, além disso, a chegar em três finais da competição – e todas de forma consecutiva.

Esta ainda foi a melhor campanha do Brasil na história do Mundial de boxe feminino. Além do ouro de Beatriz Ferreira, o país conquistou um bronze com Barbara Santos (70kg) nesta edição. Jucielen Romeu (57kg) e Beatriz Soares (66kg) pararam nas quartas de final e ficaram a uma vitória da medalha. O Brasil ainda contou com a participação de Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg) e Viviane Pereira (75kg) na competição.

Veja Também