Stock Car inicia caminho de 12 etapas com novidades entre pilotos e equipes

A espera finalmente acabou! A Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional e da América Latina, inicia neste fim de semana a

Postado em: 31-03-2023 às 18h47
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car inicia caminho de 12 etapas com novidades entre pilotos e equipes
Autódromo de Goiânia será palco de uma corrida histórica para a Stock Car nesta temporada (Foto: Roberto Côrrea)

A espera finalmente acabou! A Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional e da América Latina, inicia neste fim de semana a temporada de 2023 no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, para mais um campeonato que promete fortes emoções.

A grande novidade é a chegada da sul-coreana Hankook Tire para patrocinar e fornecer pneus de maneira exclusiva para a Stock Car, em substituição à Pirelli que esteve com a categoria até o ano passado. Os 31 carros do grid serão “calçados” com os modelos Hankook Ventus F200 – para pista seca; e Hankook Z207 – para o piso molhado.

Outra novidade é que, ao contrário do que acontecia nos últimos anos, as 12 etapas do campeonato de 2023 serão divididas em 12 finais de semana, evitando assim, as rodadas duplas, em que quali e corridas aconteciam no sábado e no domingo.

Continua após a publicidade

Pilotos e equipes

A primeira etapa que será disputada no circuito misto do Autódromo de Goiânia, um dos palcos mais tradicionais do esporte a motor nacional, contará com 31 pilotos no grid.

Os Rookies da temporada 2023 são: Enzo Elias, multicampeão na Porsche Cup; Lucas Khol, que teve passagens pelo automobilismo norte-americano e Stock Series; Dudu Barrichello, que teve passagens pelo automobilismo norte-americano e FRECA (Formula Regional European Championship By Alpine); e o goiano Raphael Teixeira, que compete na NASCAR Brasil Sprint Race e teve passagens pela Copa Truck, Copa HB20 e Stock Series.

Os 31 pilotos estão distribuídos em 16 equipes, entre carros de duas montadoras: Chevrolet Cruze e Toyota Corolla. A Chevrolet tem uma longa história ao lado da Stock Car em praticamente toda a existência da categoria, nascida com a era dos Opala, em 1979; enquanto a Toyota passou a fazer parte do grid a partir de 2020.

Para se ter uma noção, dos 31 carros no grid, 13 pilotos vão correr pela Toyota Gazoo Racing e 18 vão defender a Chevrolet.

Time Chevrolet: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel); Felipe Fraga e Allam Khodair (Blau Motorsport); Marcos Gomes e Denis Navarro (Cavaleiro Sports); Daniel Serra e Ricardo Maurício (Eurofarma RC); Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl (HotCar Competições); Cacá Bueno e Rodrigo Baptista (KTF Sports); Felipe Baptista e Guilherme Salas (KTF Racing); Felipe Massa e Julio Campos (Lubrax Podium TMG); Átila Abreu e Rafael Suzuki (Pole Motorsport).

Time Toyota: Nelsinho Piquet e Enzo Elias (Crown Racing); Matías Rossi e Gianluca Petecof (Full Time Sports); Rubens Barrichello e Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time); Tony Kanaan (Full Time Bassani); Cesar Ramos e Thiago Camilo (Ipiranga Racing); Ricardo Zonta e Bruno Baptista (RCM Motorsport); Sergio Jimenez e Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli).

Curiosidades

Cacá Bueno já disputou 332 corridas na Stock Car. Tal façanha gerou um empate nesta estatística com outra lenda, Ingo Hoffmann, o maior campeão da categoria. No próximo domingo (2), Cacá se tornará o piloto com mais largadas na história da categoria.

A Stock Car verá outras marcas serem atingidas em 2023. O principal destaque são as 600 corridas, feito que a categoria irá comemorar na 7ª etapa do campeonato, a ser disputada em Goiânia, no dia 27 de agosto.

Programação

A programação das atividades de pista no circuito de 3.835 metros prevê no sábado (1) a classificação para definição do grid às 13 horas. No domingo (2), a primeira prova tem largada às 11h40 (com 30 minutos de duração + 1 volta) e a segunda prova, às 12h20 (com 30 minutos de duração + 1 volta). As corridas têm transmissão ao vivo no canal oficial da Stock Car no YouTube.

Veja Também