Duelos repletos de rivalidade dão o tempero na fase decisiva da Superliga

A fase de mata-mata chegou. Os melhores times da Superliga Feminina e da Superliga Masculina de Vôlei, temporada 2022/2023, começaram a disputa

Postado em: 10-04-2023 às 15h35
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Duelos repletos de rivalidade dão o tempero na fase decisiva da Superliga
Confrontos colocam frente a frente os melhores times do voleibol nacional (Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro)

A fase de mata-mata chegou. Os melhores times da Superliga Feminina e da Superliga Masculina de Vôlei, temporada 2022/2023, começaram a disputa pelo título das competições.

Superliga Masculina

A Superliga Masculina está na fase semifinal e apenas quatro times seguem vivos na briga pelo título: Sada Cruzeiro, Itambé/Minas, Suzano Vôlei e Farma Conde/São José. Os confrontos em melhor de três jogos vão colocar frente a frente equipes de Minas Gerais e São Paulo.

Continua após a publicidade

Líder da fase de classificação, o Sada Cruzeiro, atual campeão da Superliga e que superou o Apan/Blumenau nas quartas, vai enfrentar o Farma Conde/São José, que eliminou o Vôlei Renata/Campinas. No outro lado da chave, o Itambé/Minas, que passou pelo Sesi-SP, encara o Suzano Vôlei, surpresa da temporada e que passou de fase ao derrotar o Vedacit/Guarulhos Vôlei.

Importante destacar que a definição dos semifinalistas da Superliga Masculina 2022/2023 quebrou uma escrita que vinha prevalecendo nos últimos 10 anos na competição nacional: a presença nas semifinais de dois times fora do G-4 da fase de classificação.

Farma Conde/São José, quinto colocado, e Suzano Vôlei, sétimo colocado, foram os responsáveis pela quebra do padrão e repetiram o feito acontecido na temporada 2011/2012 alcançado pelo Minas Tênis Clube e o RJX. Inclusive, o Suzano Vôlei retornou à elite do vôlei nacional nesta temporada após 14 anos e entrou para a história do torneio como primeiro clube recém-promovido da Superliga B a disputar as semifinais na sua primeira temporada na elite.

Ao contrário das quartas de final, quando as equipes de pior campanha tiveram o mando de quadra no jogo 1, na semifinal, os times com melhor classificação começam jogando em casa.

Dessa forma, Itambé/Minas e Suzano Vôlei iniciam as semifinais no próximo sábado (15), às 18h30, na Arena Minas. O segundo duelo da série está programado para o dia 19 de abril, às 21h, na Arena Suzano. Se necessário, uma terceira e decisiva partida acontecerá no dia 22 de abril, às 21h, em Belo Horizonte (MG).

Sada Cruzeiro e Farma Conde/São José também começam a disputa por uma vaga na decisão do torneio no dia 15 de abril, às 21h, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG). O segundo confronto acontece no dia 19 de abril, às 18h30, na Arena Farma Conde, em São José dos Campos (SP). O jogo 3, se necessário, será realizado no dia 22 de abril, às 18h30, em Contagem (MG).

Superliga Feminina

As oito melhores equipes da Superliga feminina 2022/2023: Dentil/Praia Clube, Barueri, Sesi/Vôlei Bauru, Gerdau/Minas, Pinheiros, Osasco/São Cristóvão, Fluminense e Sesc-RJ/Flamengo, iniciaram a disputa das quartas de final.

Praia Clube x Barueri

Respectivos líder e oitavo colocado na fase classificatória, Dentil/Praia Clube e Barueri abriram as quartas de final, no Ginásio José Corrêa, e quem levou a melhor foi a equipe comandada por Paulo Coco.

De virada, as mineiras derrotaram o time paulista, comandado por José Roberto Guimarães, pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 24/26, 25/19, 25/14 e 25/16, e largaram na frente na decisão. Os times voltam a se enfrentar nesta segunda (10), às 18h30, em Uberlândia (MG). 

Osasco x Pinheiros

O primeiro duelo entre Osasco/São Cristóvão e Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, foi recheado de emoção e terminou com vitória do Pinheiros por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 21/25, 25/20, 20/25 e 15/13.

Os times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (11), às 21h, no Ginásio José Liberatti, em Osasco (SP). Se necessário, será realizada a terceira partida, na sexta-feira, dia 14 de abril, no mesmo horário e local. 

Minas x Sesi-Bauru

Atual tricampeão da Superliga Feminina, o Gerdau/Minas abriu a decisão diante do Sesi/Vôlei Bauru, jogando no Ginásio Sesi Horto, na cidade de Bauru (SP). Após verem as paulistas abrirem 2 a 0, as atuais tricampeãs buscaram o resultado e venceram por 3 sets a 2 com parciais de 17/25, 22/25, 25/19, 25/20 e 15/12.

As equipes voltam a se enfrentar nesta segunda (10), às 21h, desta vez na Arena Minas, em Belo Horizonte. Se o Minas vencer, fecha a série e avança à semifinal.

Flamengo x Fluminense

O Fla-Flu, disputado no Ginásio do Hebraica, chegou a ser paralisado duas vezes por conta da chuva, mas com a bola em jogo, o Sesc/Flamengo venceu o Fluminense por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/20 e 25/20. As equipes voltam à quadra na terça-feira (11), às 18h30, no Ginásio do Tijuca.

Veja Também