Beatriz Haddad Maia encerra campanha em Roland Garros na semifinal

Tenista brasileira bateu recordes, pessoais e mundiais, nesta edição de Roland Garros

Postado em: 09-06-2023 às 13h50
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Beatriz Haddad Maia encerra campanha em Roland Garros na semifinal
Campanha histórica até a semifinal foi a melhor de uma brasileira na Era Aberta (Foto: Divulgação WTA)

Beatriz Haddad Maia encerrou a sua histórica campanha em Roland Garros. Em partida valendo uma vaga na grande final do Grand Slam francês, Iga Swiatek, a tenista número 1 do mundo e bicampeã do torneio, superou Bia por 2 sets a 1, com parciais de 6/2 e 7/6, em uma partida com 2h09 de duração.

A brasileira bateu recordes, pessoais e mundiais, nesta edição de Roland Garros. Focada no objetivo de passar da segunda rodada, algo que não havia feito em Grand Slams até então, Bia Haddad é a primeira brasileira semifinalista em simples em um Grand Slam desde Maria Esther Bueno em 1968. 

“Primeiramente, estou feliz. Acho que esta partida e essas duas semanas me trouxeram muitas coisas para melhorar, aprender, construir o jogo, a mentalidade e tudo mais. O meu primeiro objetivo aqui era chegar na terceira rodada. Antes deste Roland Garros, eu nunca havia passado de uma segunda rodada, então eu e minha equipe trabalhamos muito duro. Nós merecemos e precisamos estar muito orgulhosos do que fizemos, porque não é fácil”, disse a tenista.

Continua após a publicidade

O resultado também renderá o melhor ranking da carreira de Bia Haddad. A tenista ganhará posições no ranking da WTA. Antes 14ª do mundo, ela entrará no top 10, com a 10ª posição, caso Karolina Muchova não seja campeã de Roland Garros. Caso contrário, Bia Haddad será a 11ª na lista, sua melhor colocação na carreira – e a melhor da história do tênis feminino brasileiro.

Em termo de premiação, Bia receberá 657 mil euros (cerca de R$ 3,5 milhões) pela campanha nas chaves de simples (630 mil euros) e duplas (27 mil euros).

Bia Haddad, agora, vai se preparar para a temporada de grama. No ano passado, ela conquistou seus dois títulos WTA 250 na Inglaterra: Nottingham e Birmingham. O próximo Grand Slam será o de Wimbledon, em julho.

Veja Também