Chega em Goiânia espetáculo ‘Simplesmente Clô’, sobre vida de Clodovil Hernandes

Monólogo é escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti e estrelado Eduardo Martini

Postado em: 08-07-2022 às 09h04
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Chega em Goiânia espetáculo ‘Simplesmente Clô’, sobre vida de Clodovil Hernandes
Monólogo é escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti e estrelado Eduardo Martini | Foto: Divulgação

Sucesso de público e crítica, entra em cartaz em Goiânia o espetáculo ‘Simplesmente Clô’, que celebra vida e obra do estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes (1937-2009). O monólogo, escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti e estrelado por Eduardo Martini, será apresentado nos dias 13 e 14 de julho, às 21h, no Teatro Goiânia.

Na obra, Clodovil realiza um inventário de sua vida e suas criações ao longo de mais de 40 anos de carreira, mesclando criações pioneiras na moda, o sucesso na televisão e o êxito em seu primeiro mandato como deputado federal enquanto se depara com lembranças de sua vida e fatos pouco conhecidos do público.

“O Clodovil era tão amado quanto odiado pelas pessoas; não tinha um meio termo. E nós não fugimos de nada disso. A ideia é mostrar essa personagem tão rica e contraditória sem jamais buscar uma redenção. Ele não gostaria disso”, declara Eduardo Martini, que conviveu com o estilista e há anos tinha o desejo de homenageá-lo no teatro. 

Continua após a publicidade

Além de desenvolver a cenografia e figurinos, Eduardo teve a parceria da alta costura da loja Casamento Ideal Sorocaba e reproduziu três modelos do estilista e os colocou em cena. “Simplesmente Clô” marca não apenas o retorno de Martini ao palco, mas também o reencontro do ator com Cavalcanti que, há três anos, iniciaram uma parceria teatral com a montagem da comédia “Papo com o Diabo”, dirigida por Elias Andreato. 

A dupla ainda planeja a montagem de outros três espetáculos em 2022. “É bastante especial voltar em um projeto como esse, marcando uma parceria como essa. O Clodovil, tenho certeza, será um marco muito grande na minha carreira e para as pessoas que assistirem. Não tem como não se emocionar”, finaliza Martini.

Clodovil Hernandes ficou conhecido pelo grande público devido as polêmicas em que se envolveu e seu trabalho como apresentador, porém muitas pessoas desconhecem sua carreira como estilista, este post é focado nessa parte de sua vida. 

Trajetória do estilista  

Nascido no interior de São Paulo (em Elisário), foi adotado por um casal de espanhóis Isabel e Domingos Hernandes, anos mais tarde seu pai abriu uma loja de tecidos, foi nesse ambiente que o interesse dele por moda começou. 

Trabalhou  como professor de desenho em uma escola e incentivado por um amigo começou a desenhar vestidos, em certa ocasião conseguiu vender seus croquis para uma loja em São Paulo. 

Em 1960 ganhou o prêmio Agulha de Ouro um importante passo para sua carreira, três anos depois tinha seu próprio Ateliê, na Oscar Freire um dos pontos mais caros de São Paulo, onde ele realizava desfiles particulares para suas clientes. 

E apenas nos anos 80 que ele começou a trabalhar na Televisão inicialmente na rede Globo, o que poucas pessoas sabem é que ele também trabalhou em rádio (na Jovem Pan em 1960) sempre falando sobre moda.

Veja Também