Antes desertos inóspitos, agora metrópole, o avanço do Catar

Catar é um País com estrutura para tornar-se um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio, ainda rodeado por seu encanto histórico

Postado em: 29-11-2022 às 13h21
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Antes desertos inóspitos, agora metrópole, o avanço do Catar
Catar é um País com estrutura para tornar-se um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio, ainda rodeado por seu encanto histórico. | Foto: Reprodução

O Catar segue como o centro do mundo, pelo menos enquanto durar a Copa do Mundo. Durantes esses dias, uma lupa tem sido direcionada ao País e costumes diferentes nos foram apresentados. Religião, controle de bebidas alcoólicas, de vestimentas, comida e até comportamentos questionáveis como a intolerância com o grupo LGBTQIA+ fazem parte do cotidiano de quem passa por lá. Mas ainda é possível se encantar com o turismo da pequena península ao oeste da Arábia Saudita.

O choque cultural é nítido, mas apesar de estarmos em lados opostos, nessa última semana o clima tem sido de união e imersão em uma cultura de se encher os olhos. As terras planas e desérticas do Catar, quase inóspitas, eram povoadas por pescadores, criadores de pérolas e camelos até os anos 1940. A descoberta e a exploração do petróleo trouxeram um afluxo de recursos que transformaria a paisagem de vez. A antes calma Doha, sua capital, se transformou em uma metrópole frenética e moderna, com um skyline de prédios caros e arquitetura ousada.

O País vem criando estrutura e meios para tornar-se um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio. O destaque vai, além de sua Capital, para as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo: Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail. Esta última construída especialmente para a Copa, e abriga em seu moderníssimo estádio os jogos de abertura e encerramento. Mas e depois que o campeonato acabar, o que essas cidades têm a oferecer? Elas continuam sendo destinos turísticos valiosos para quem se aventura pelo mundo afora?

Continua após a publicidade

Doha

No Distrito Financeiro de Doha fica o cartão-postal do País, com suas torres futuristas alinhados à beira da baía. O fausto pode ser apreciado ao longo da Corniche, calçadão de sete quilômetros de extensão à beira-mar que pode ser percorrido a pé ou de bike. De lá também se vê à distância, em uma ilha própria, o edifício arrojado do Museu de Arte Islâmica, que guarda a maior coleção de arte do gênero no mundo. Mas a novidade de Doha é o National Musuem of Qatar, prédio de arquitetura arrojada desenhado por Jean Nouvel. De lá, rume para o secular Souq Waqif, mercado labiríntico onde se pode pechinchar o preço de temperos, frutas e roupas. 

Uma opção é estender o passeio até Mshreibe Downtown, considerado o novo centro de Doha. O bairro em desenvolvimento mescla arquitetura contemporânea, grandiosas mesquitas e mansões em estilo árabe. Na programação cultural, inclua também a Katara Cultural Village, um complexo de entretenimento que reúne teatros e galerias. Ali também fica a Katara Beach, principal praia pública da cidade.  E por fim, não menos importante, pontos obrigatórios na passagem por Doha é a maior mesquita do País, Imam Muhammad bin AbdulWahhab Mosque e o Arab Museum of Modern Art.

Al Khor

Com uma mistura intrigante do antigo com o novo, esta cidade no norte do Catar é um ótimo destino para fazer um passeio de um dia saindo de Doha. Al Khor já foi um pequeno e isolado povoado de pesca e comércio, mas hoje é uma cidade moderna. Veja torres e outros artefatos do passado tribal não muito longe de um gigantesco estádio moderno. A história conta que nas Três Torres os guardas vigiavam as águas do Golfo Pérsico contra piratas invasores. Eles também protegiam o precioso Poço Ain Hleetan, que fornecia água potável para a comunidade. Saiba também sobre escavações arqueológicas fazendo uma visita ao Museu de Al Khor.

No lado sul da cidade, caminhe ao longo do Al Khor Corniche para observar as águas tranquilas da enseada do Golfo Pérsico. Leve as crianças para aproveitar a familiar Praia de Al Khor, que oferece cabanas, churrasqueiras e chuveiros. A cerca de 15 minutos de carro a sudoeste da cidade, o Parque de Al Khor tem um parquinho, banheiros, um pequeno zoológico e santuário de animais. Na cidade, faça compras no Al Khor Mall, um grande shopping center com mais de 100 lojas, restaurantes e entretenimento. Inclua um tempo extra para visitar as impressionantes gravuras rupestres de Al Jassasiya e a natureza da Ilha de Al Khor (Jazirat bin Ghanam).

Al Rayyan

Embora Al Rayyan tenha se transformado em uma das áreas metropolitanas mais prósperas no Catar, essa cidade ainda retém seu encanto histórico. Explore suas ruas vibrantes, repletas de construções de classe mundial, arranha-céus imponentes e cultura árabe. Logo adiante, encontre fortalezas, museus e monumentos históricos que definem sua história fascinante. Há arquitetura moderna em exibição na Biblioteca Nacional do Catar e no Centro de Convenções Nacional do Catar. Do lado de fora da Sidra Medicine, veja a Viagem Milagrosa, conjunto de 14 esculturas. Há mais obras de arte disponíveis neste hospital para mulheres e crianças. 

Vá para o oeste para dar uma olhada nos 15 mil artefatos de arte islâmica e patrimônio do Catar no Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani. O Parque de Aspire, o Parque Oxygen, o Education City Golf Club e o Centro equestre Al Shaqab promovem diversas atividades recreativas. Há também muitas opções de compras em Al Rayyan, não apenas de marcas de boutique, internacionais e de varejo de luxo, mas também de entretenimento. O parque temático KidzMondo no Mall of Qatar oferece horas de diversão educativa para crianças, enquanto os pais se deliciam fazendo compras no shopping.

Al Wakrah

Al Wakrah era uma pequena aldeia de pesca e cultivo de pérolas, e ainda hoje conta com uma arquitetura histórica abundante, particularmente nas áreas costeiras. Este tipo de arquitetura pode ser vista nas mesquitas, casas antigas e no porto que serve a cidade. O Forte de Al Wakrah é marco histórico que data do início do século XX que vale a pena conhecer. Um grande número de parques públicos e projetos de entretenimento foram construídos na cidade. Um dos projetos mais significativos é o Al Wakrah Heritage Village. A aldeia inclui também Al Wakrah Souq, Al Wakrah Corniche e uma mesquita que se estende ao longo da orla. 

Há mais de uma centena de lojas de artesanato tradicional e vários restaurantes para se deliciarem. As duas principais praias com acesso ao público na cidade são a Al Wakrah Souq Beach e Al Wakrah Family Beach. Próximas uma da outra, as praias contam com estacionamento, atividades para esportes aquáticos, vestiários, parques infantis e quadras de futebol e voleibol. Souq Al Wakra ou Mercado antigo de Al Wakra é uma mistura entre o passado e o presente do País. Com estilo tradicional o mercado tem também atualmente lojas. O Souq Al Wakra Hotel Qatar by Tivoli está localizado neste mercado.

Lusail

Criada para receber visitantes na Copa do Mundo, Lusail é uma cidade que se desenvolve rapidamente. O conceito surgiu em 2005 e a construção dos 19 distritos veio logo em seguida, também com o intuito de transformar a região em vitrine. Com um litoral de 28 quilômetros de extensão, dê uma volta pela passarela da marina, admirando o chafariz e os iates de luxo. Mais para o interior você encontra diversos prédios comerciais, torres residenciais, hotéis, restaurantes e lojas. Um dos destaques da cidade é o Estádio Nacional de Lusail, projetado para acomodar 80 mil torcedores. 

Criada também como destino de férias para visitantes de todo o mundo, Lusail terá mais de 20 hotéis, dois campos de golfe, parques temáticos, quase dois mil ancoradouros para barcos, parques, um novo canal artificial e praias tranquilas. Muitas áreas residenciais ficam em quatro extensões de terra conhecida como Ilhas Qetaifan, na parte leste da cidade. O projeto de construção e infraestrutura da cidade tem foco na implementação inteligente e em sistemas ecológicos. Lusail, a menos de 30 minutos de Doha, foi batizada com o nome de uma rara flor do deserto do Catar. 

Veja Também