Rotina agitada faz com que pessoas esqueçam de cuidar da saúde

Saúde física e mental são fundamentais para o sucesso das pessoas no mercado de trabalho

Postado em: 13-05-2023 às 11h00
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rotina agitada faz com que pessoas esqueçam de cuidar da saúde
Especialistas comentam sobre as consequências de negligenciar a saúde na rotina | Foto: iStock

A saúde é um dos principais pilares para a população mundial ter uma boa vida, porém, com a rotina agitada por conta do dia a dia e, também, do trabalho, muitas pessoas acabam negligenciando a própria saúde e acabam se esquecendo de cuidar da mente e do corpo.

E isso pode ser sentido em números, além do dia a dia. Dados recentes de publicações da OMS (Organização Mundial da Saúde), em conjunto com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), estimam que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade.

Renata Tavolaro, Head de Psicologia da orienteme, explica que esse cenário está diretamente relacionado à saúde mental da população brasileira e, consequentemente, os profissionais que atuam em qualquer área. “A ansiedade, o estresse, autoestima e autoconhecimento foram os temas mais procurados para tratamento psicológico em 2021 e 2022, segundo um levantamento da orienteme, e são problemas comuns em ambientes de trabalho agitados e podem levar a queda na produtividade e qualidade de vida. Por isso, é importante que os trabalhadores adotem práticas saudáveis de gerenciamento do estresse e da ansiedade, como meditação, exercícios de respiração e atividades de lazer”, comenta Renata.

Continua após a publicidade

De acordo com a Head de Nutrição e Orientação Física, Fernanda Mondim, a saúde física também é essencial importante para manter o corpo funcionando e afastar as doenças. “As pessoas precisam manter um estilo de vida saudável, incluindo alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas. A falta de cuidado com esses pilares pode levar a problemas, como, por exemplo, obesidade, doenças cardíacas e diabetes, que podem afetar diretamente o desempenho no trabalho”, comenta Fernanda Mondim.

Para ambas as profissionais, as pessoas não podem se esquecer de ter uma alimentação equilibrada, pois ela é crucial para manter a saúde física e mental dos profissionais. “Uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode ajudar a prevenir doenças e manter o sistema imunológico forte. Além disso, os trabalhadores precisam garantir uma ingestão adequada de água, fundamental para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente”, explica Fernanda.

A falta de sono adequado também pode afetar negativamente a saúde física e mental dos trabalhadores. Por isso, é importante que os trabalhadores tenham uma rotina regular de sono e procurem descansar o suficiente para garantir que o corpo esteja bem descansado e pronto para enfrentar o dia seguinte.

Além disso, é importante que os trabalhadores evitem hábitos nocivos em excesso, como o consumo de álcool e tabaco, que podem afetar negativamente a saúde a longo prazo. Por outro lado, ações positivas, como hobbies, atividades de lazer e convívio social, são fundamentais para manter a saúde mental e emocional em dia.
“Por fim, cabe às empresas e empregadores incentivar e promover a saúde dos seus funcionários. Isso pode incluir a oferta de programas de bem-estar, ginástica laboral, espaços de descanso e alimentação saudável. Investir na saúde dos funcionários é uma forma de garantir a qualidade do trabalho e a satisfação dos colaboradores”, finaliza Renata Tavolaro. 

Veja Também