Centro recalcula sua rota em busca de espaço entre Bolsonaro e Lula

Assista a análise da política nacional no youtube do O Hoje

Postado em: 13-07-2021 às 12h14
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Centro recalcula sua rota em busca de espaço entre Bolsonaro e Lula
Assista a análise da política nacional no youtube do O Hoje | Foto: Vídeo

A 15 meses da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganharia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caso se enfrentassem num segundo turno, o resultado da pesquisa foi divulgado na última de quarta-feira (07/07) pela Quaest Consultoria e Pesquisa e pelo banco Genial Investimentos. O placar seria de 54% das intenções de voto para o petista contra 33% do atual ocupante do Planalto. A eleição é em outubro do ano que vem.

Mesmo morando nos Estados Unidos desde a contratação pela empresa Alvarez & Marsal, o ex-juiz Sergio Moro parou de descartar qualquer intenção em uma participação eleitoral e passou a discutir com um grupo restrito de apoiadores a possibilidade de disputar o pleito do próximo ano, segundo informa a revista Veja. A ideia é tentar apresentar Moro como uma “terceira via” para as prováveis candidaturas de Lula e Bolsonaro.

O atual presidente só venceria, fora da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM), por 39% a 31%, e do senador Tasso Jereissati (PSDB), por 40% a 31%. O duelo ente Lula e Bolsonaro é o que teria o menor percentual de votos em branco ou nulos, 11%. A polarização entre o presidente e o petista se baseia em perfis de votantes muito diferentes.

Continua após a publicidade

Porém, Bolsonaro vinha em tendência de queda em meio ao agravamento da pandemia, a crise da falta de oxigênio em Manaus e como consequências eficazes, incluindo alta nos preços dos alimentos e a falta de facinas. Edna Gomes e Wilson Silvestre, jornalistas e apresentadores do Face do Poder, fizeram uma análise política no último vídeo publicado no Youtube.

Veja Também