Hamburgueria em Goiânia é destaque pela qualidade do sanduíche e ambiente despojado

Vencedor do Festival Burger Time 2022, o Mafuá oferece sanduíches personalizáveis, além de novidade todo mês

Postado em: 19-05-2023 às 16h27
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Hamburgueria em Goiânia é destaque pela qualidade do sanduíche e ambiente despojado
O objetivo atual é consolidar a marca e garantir a melhor qualidade do produto e do serviço prestado aos clientes | Foto: Ludmila Vasconcelos/O Hoje

Uma casa com quintal acolhedor e paredes cobertas por arte mural chama atenção no Setor Sul, em Goiânia. Trata-se do Mafuá, hamburgueria artesanal que nunca deixa de criar, além de dar liberdade aos clientes para montarem o próprio sanduíche. Todo mês o cardápio contempla um burger especial, que desafia o paladar dos amantes de hambúrgueres e nunca deixa a clientela fiel sem novidades. Além disso, o “Burger do Mês” cria uma proximidade entre o público e o chef, que é livre para compartilhar suas invenções mais pessoais e deliciosas. Como o nome da hamburgueria sugere, está liberado fazer uma bagunça organizada e provar de tudo, desde entradas, molhos artesanais de diversos sabores, drinks autorais e milkshakes.

Mafuá

Em conversa com O Hoje, Tiago Belarmino e Diogo Ribeiro, sócios da hamburgueria, revelaram que a ideia de abrir um restaurante surgiu quando trabalhavam com Júnior Marinho e propuseram a sociedade. Há dois anos, após muitos testes, o Mafuá foi inaugurado e, hoje, é conhecido pelo diferencial da personalização, ou seja, o cliente pode montar o burger do jeito que ele quiser. “Você escolhe seu blend, seu molho e seus toppings e fica do jeito que você gosta”, explicou Tiago. Por outro lado, para quem gosta de surpreender, o Mafuá também trabalha com uma linha de testes, na qual os chefs se expressam através dos hambúrgueres, utilizando referências que são familiares a eles. Essa criação se torna o “Burger do Mês”, no qual não é permitido alterações nos ingredientes, a não ser que o cliente queira incluir adicionais pagos.

Apesar do Mafuá ter sido pensado para expandir e franquear, o objetivo atual é consolidar a marca e garantir a melhor qualidade do produto e do serviço prestado aos clientes. A sociedade é composta pelos entrevistados, Tiago e Diogo, além de Júnior Marinho, finalista do reality da TV Globo, Mestre do Sabor, Vinícius Caetano, os donos do Juá, e Diogo Belarmino, irmão de Tiago.

Continua após a publicidade

Hambúrgueres personalizáveis

Como os sanduíches são, em sua maioria, personalizáveis, tivemos liberdade e curiosidade para explorar todas as opções disponíveis. São cinco opções de carnes: o smash de 100g, o hambúrguer bovino de 160g, o hambúrguer de frango, o hambúrguer de porco e o vegetariano, feito com falafel de feijão verde e cogumelos. São sete molhos, todos artesanais e produzidos diariamente: ketchup de cebola defumada, ketchup de rapadura e cinco maioneses (de alho assado, de bacon, de ervas, de picles com mostarda e de paio com pimenta tabasco). Além dos sete toppings, que já estão inclusos no valor do sanduíche.

Festival Burger Time

O Mafuá foi o vencedor da edição de 2022 do Festival Burger Time, na categoria de hamburgueria artesanal, com o Pastrame Brabo. Segundo os entrevistados, a vitória não foi premeditada e toda a elaboração do hambúrguer concorrente foi espontânea. “A gente bolou o sanduíche de acordo com o que tínhamos na casa”, revela. “Usamos o smash simples, que é a nossa proteína mais leve, com o pastrami, que é feito na casa. O nosso pastrame é feito com peito bovino, fazemos todo o processo de cura e defumação e depois desfiamos a carne”, explica.

O hambúrguer em questão é uma adaptação da batata-frita com pastrame e sour cream que já era servida na casa desde a abertura. Já o “brabo” é por conta do picles de jalapeño, responsável pela picância do sanduíche, que também é um dos toppings oferecidos. Eles contam que o sanduíche foi pensado de última hora, porque estavam sem tempo para algo mais elaborado, já que o prazo para a inscrição no festival estava quase encerrado.

O hambúrguer fez tanto sucesso que o restaurante lotava de clientes querendo experimentar, exclusivamente, o Pastrame Brabo. Por isso, um tempo depois, o sanduíche campeão foi retirado do cardápio, porque produzir o pastrame é um processo demorado e complexo. Porém, neste mês, o famoso sanduíche está de volta, disponível como um dos hambúrgueres especiais, então é o momento perfeito para fazer uma visita ao Mafuá, caso tenha ficado curioso para experimentar o último hambúrguer vencedor do festival antes que a nova edição tenha início.

Além do Festival Burger Time, o Mafuá já participou de outros festivais, mas somente com o intuito de divulgação. A hamburgueria também já esteve presente em grandes eventos de Goiânia, com food trucks, como o Vaca Amarela, o InterUFG, o PiriBier e o Flamboyant Food Park.

Valores

O Mafuá está de portas abertas para receber todos os públicos. Toda a decoração do local remete a diversidade e ao pluriculturalismo. Segundo os donos, é um espaço acolhedor para que qualquer tribo possa chegar e se sentir à vontade. Seja grupos de jovens que estão se preparando para a balada ou famílias com crianças correndo por todos os lados, o Mafuá transmite a sensação de pertencimento e satisfação para além da primeira mordida.

Fotos: Ludmila Vasconcelos/O Hoje

Serviço:

Endereço: Rua 89, 630 – Setor Sul

Horário de funcionamento: Terça e quarta-feira das 19h às 23:30 / Quinta-feira das 18h às 23:30 / Sexta-feira e sábado das 18h à 00h / Domingo das 18h às 23:30

Instagram: @mafua.burger

Cardápio digital acesse aqui

Leia também:

Veja Também