ANTT diz a Marconi que Expresso Pequi pode sair

Diretor da Agência diz ao governador que formação da Parceria Público Privada depende apenas da autorização da presidente Dilma

Postado em: 04-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ANTT diz a Marconi que Expresso Pequi pode sair
Diretor da Agência diz ao governador que formação da Parceria Público Privada depende apenas da autorização da presidente Dilma

Vesceslau Pimentel

A liberação do edital para a formação da Parceria Público Privada (PP), para implantação da ferrovia chamada de Trem Pequi, depende apenas da autorização da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação foi repassada ontem ao governador Marconi Perillo pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, em reunião em Brasília.

Continua após a publicidade

o “O diretor-geral nos garantiu que em seis meses, se a presidente autorizar, será licitada a PPP”, disse Marconi, referindo-se ao ao projeto de construção da linha para o trem de passageiros entre Goiânia e Brasília. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evetea) já está pronto. O encontro fez parte da agenda do governador em Brasília nesta quinta-feira, que incluiu ainda reunião na Embaixada da Espanha e nos ministérios da Fazenda e dos Transportes.

Marconi disse estar muito confiante no projeto do Expresso Pequi. “Estamos insistindo, vindo aqui permanentemente, para que projeto ande, siga em frente. Se a gente não cobrar, as coisas não andam, e é o que a gente tem feito aqui, permanentemente, semanalmente”, enfatizou.

Segundo o governador, com as mudanças feitas, o novo projeto vai eliminar trens de carga e ramais em cidades como Águas Lindas e Luziânia, o que reduzirá o valor do projeto de cerca de R$ 9 bilhões para pouco mais de R$ 4,5 bilhões. A PPP prevê investimentos dos governos federal, de Goiás e do Distrito Federal, além da iniciativa privada.

Na Embaixada da Espanha – com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, e o presidente da Goiás Parceria, Cyro Miranda –, o governador participou de nova rodada de apresentação das potencialidades de Goiás a empresários daquele País.

“Tivemos uma reunião muito importante, da qual julgo que o interesse (dos espanhóis) em investir em Goiás é crescente. Vamos colher bastantes frutos dessas reuniões”, previu.  Em outubro do ano passado, comitiva liderada pelo governador esteve na Espanha em busca de investidores e investimentos para Goiás.

Em seguida, Marconi foi ao Ministério dos Transportes, onde se reuniu com o titular da pasta, Antônio Carlos Rodrigues. Entre os vários temas, conversaram sobre a conclusão das obras da BR-070, no trecho ligando Cocalzinho a Itaguari, e também sobre a conclusão do anel viário de Goiânia, especialmente as alças Sudoeste e Oeste.

Encontro

Marconi participou ontem, em Brasília, de reunião da Assembleia dos Governadores do Consórcio Brasil Central. Hoje, ele vai coordenar reunião com sete chefes de executivos da região Centro-Oeste, em Goiânia, para discutir assuntos de interesse do Consórcio Brasil Central. Participarão do encontro os governadores Rodrigo Rollemberg (DF), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Confúcio Moura (RO) e Marcelo Miranda (TO).  

Veja Também