Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Projeto separa crianças de adultos em Cais

Proposta é da vereadora Sabrina Garcês (PMB). A parlamentar critica a gestão do prefeito Iris Rezende

Postado em: 29-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto separa crianças de adultos em Cais
Proposta é da vereadora Sabrina Garcês (PMB). A parlamentar critica a gestão do prefeito Iris Rezende

RENAN CASTRO

De autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PMB), está tramitando na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei que inclui o Centro de Referência em Pediatria da Infância (CRPI) nos tipos de atendimentos prestados pelos Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) da capital do Estado.

O programa é voltado à prestação de serviços para crianças de zero a 14 anos de idade, nas áreas de fonoaudiologia, pediatria, neuropediatria, odontologia, psicologia e oftalmologia. O projeto esclarece que as finalidades será o atendimento prioritário a crianças com males temporários, tais como diarreia, vômitos, gripe, infecções. A proposta visa também equilibrar a estrutura física e emocional da criança; esclarecer os responsáveis pelas crianças sobre patologias que possam inibir o seu bom desenvolvimento; proporcionar às crianças assistência médica especializada prestada por equipe multiprofissional e desenvolver programas informativos voltados à conscientização da importância do acompanhamento da saúde.

Continua após a publicidade

Em sua justificativa, Sabrina Garcêz diz que “o objetivo maior é priorizar a prevenção e atendimento de doenças que ponham em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes, estabelecendo uma maior e mais eficiente política de assistência à saúde”.

De acordo com Garcês, a situação da saúde em Goiânia “é preocupante” e a ideia do projeto surgiu após conversas com mães antes das eleições de 2016. “Elas me relataram a situação dos Cais. O Hospital Materno Infantil está lotado e o programa é uma válvula de escape para esses problemas”, destaca a vereadora.

“O projeto não irá gerar custos. Ocorrerá apenas uma melhor gestão dentro dos Cais, uma readequação do espaço desses Centros”, explica Sabrina. A parlamentar pondera que o programa evitará que crianças adquiram infecções como a superbactéria que causou a morte de dois bebês, no dia 17 deste mês, no Hospital Materno Infantil (HMI), que é referência no atendimento de gestantes de alta complexidade em Goiás. Os resultados finais dos exames foram apresentados ontem (28) e descartaram a infecção da superbactéria Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC). Segundo o HMI, após a realização de uma limpeza, os leitos da unidade foram reabertos na última segunda-feira (27).

Sabrina Garcês afirma que há um despreparo na gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB), principalmente na área da saúde. “O município exonerou médicos de forma arbitrária”, comenta Sabrina ao falar sobre o decreto de Iris que rompeu os contratos temporários desses profissionais e deixou o atendimento em Cais e postos de saúde em colapso desde a última sexta-feira (24).

Conforme o projeto de Garcês, o quadro de servidores que irão compor o CRPI serão “os da Estrutura Básica da Prefeitura Municipal, com vinculação a Estrutura Organizacional da Secretaria Municipal de Saúde”.

Veja Também