Doria inicia por Goiás busca de apoio nas prévias do PSDB

Governador de São Paulo busca apoio para se candidatar à presidente da República

Postado em: 29-06-2021 às 07h55
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Doria inicia por Goiás busca de apoio nas prévias do PSDB
Governador de São Paulo busca apoio para se candidatar à presidente da República | Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria, iniciará pelos estados de Goiás e Mato Grosso agenda política, visando busca de apoio para as prévias do PSDB, marcadas para novembro deste ano, que deve definir o pré-candidato do partido para a disputa à Presidência da República. A visita está programada para a tarde do dia 10 de julho. No mesmo dia, João Doria ainda pretende passar pelo estado de Mato Grosso. Ele projeta percorrer todas as regiões do país até o mês de outubro. 

Goiás foi escolhido pelo fato de o partido ainda ter relativa estrutura do PSDB, mesmo com derrotas ao governo estadual em 2018, e em diversas prefeituras nas eleições municipais de 2020. Outro fator escolhido foi a proximidade territorial de São Paulo, segundo o comando de pré-campanha de Doria. Doria pretende viajar para atividades políticas somente aos finais de semana, para evitar críticas sobre o assunto. 

O PSDB goiano prepara uma programação do governador de São Paulo, durante a passagem dele em Goiás. Ainda não está definida como serão as atividades de João Doria, no estado. O partido a nível nacional tenta se colocar como alternativa tanto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), numa tentativa de se quebrar a polarização existente. 

Continua após a publicidade

A executiva do partido definiu que o eleitorado será dividido em 4 grupos, cada um com peso de 25%: 1 – filiados 2 – prefeitos e vice prefeitos, 3 – vereadores, deputados estaduais e distritais, 4 – governadores, vices, ex-presidentes nacionais da sigla, deputados federais, senadores e o atual presidente do partido, Bruno Araújo. O percentual de cada concorrente nestes grupos será levado para a contabilidade final. Depois da região Centro-Oeste, Doria vai viajar ao Sudeste – pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em seguida, vêm Santa Catarina e Paraná e, depois, Estados do Norte e Nordeste.

 A eleição interna do partido está programada, inicialmente, para 21 de novembro, com possível 2º turno uma semana depois, em 28 de novembro. As prévias inicialmente serão disputadas entre Doria; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; Tasso Jereissati, senador pelo Ceará; e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus (AM). O principal opositor de Doria, Eduardo Leite, é forte entre parlamentares de alguns estados e em segmentos do PSDB, como o PSDB Mulher e a Juventude do PSDB.

Veja Também