Exército fecha as portas para tentativa de contato com Lula

O grau de polarização política foi uma das justificativas

Postado em: 09-09-2022 às 11h44
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Exército fecha as portas para tentativa de contato com Lula
Alckmin era uma das apostas da aliança lulista para a função de interlocutor com as Forças Armadas | Foto: Ilustrativa/ Redes Sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu sucesso ao tentar abrir canais de diálogo com a cúpula das Forças Armadas. Desde o início do ano passado, os interlocutores de Lula tentaram se aproximar dos oficiais-generais influentes, mas a intenção foi barrada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Como orientação da milícia, qualquer contato político ou solicitação com  candidatos da defesa devem passar por avaliação do ministro da defesa, general Paulo Sérgio, que é subordinado direto de Bolsonaro. Vale ressaltar também, que o atual presidente sempre teve como base eleitoral as forças armadas e, já deixou claro que não aprova os contatos dos integrantes com a oposição.

O grau de polarização política foi uma das justificativas dos militares para evitar conversas com os interlocutores. Por isso, os apoiadores de Lula, sustentaram que pode ser conveniente que o ex-presidente não seja recebido.

Continua após a publicidade

Após algumas tentativas frustradas de diálogo com a cúpula militar, segundo o conselheiro do ex-presidente, o petista desistiu. O objetivo agora é tratar as Forças Armadas como parte da ”burocracia do Estado”, em vez de dar protagonismo político. O assunto não está mais na ordem do dia da campanha petista.

Veja: Bolsonarista mata defensor de Lula em discussão sobre política em Mato Grosso

Veja Também