O pessimismo do mercado: 98% dos investidores veem erro de Lula na economia

Pesquisa esquentou ainda mais clima entre ações econômicas de Lula e mercado financeiro brasileiro

Postado em: 18-03-2023 às 09h45
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O pessimismo do mercado: 98% dos investidores veem erro de Lula na economia
Pesquisa esquentou ainda mais clima entre ações econômicas de Lula e mercado financeiro brasileiro. | Foto: Marcelo Camargo

Uma queda de braço ideológica sobre o andamento das impressões acerca da condução da economia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido travada. O clima esquentou sobremaneira quando foi divulgada a pesquisa da corretora Genial Investimentos e da Quaest. Segundo ela, o mercado, por quase unanimidade, cravou uma piora na economia. 

Por outro lado, existem  projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do boletim Focus, feitas por economistas que foram procurados, para consulta, pelo Banco Central (BC). De acordo com o levantamento, o PIB, pela quarta vez em uma única semana, pode ter uma subida de 0,89%. Há um mês, dizem, chegava a 0,76%. 

De maneira empírica, no  entanto, há uma sensação, entre brasileiros, sobretudo aqueles que votaram em Lula, de que há uma melhora no que tange a alimentos e até mesmo no preço dos combustíveis. Tudo isso em meio às críticas da oposição ao governo do petista, o que é de praxe em qualquer cenário, seja lá  quem for que estiver à frente do governo. 

Continua após a publicidade

Críticos da Quaest têm um argumento para os dados divulgados com alarde por economistas, principalmente investidores. Existe uma expectativa de encolhimento nas chances de lucros, ao passo que o governo de Lula da Silva tem se dedicado às pautas sociais. 

Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 78% dos entrevistados do mercado acreditam que a economia certamente vai sofrer piora dentro de um ano. Para 62% dos entrevistados ouvidos pelos pesquisadores como ‘opinião pública’, a economia deve melhorar. Apenas 20% desse último grupo enxerga piora, diferentemente de membros do mercado.

Em resposta, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), reagiu à pesquisa feita em associação com uma corretora do mercado financeiro. A petista atribuiu à pesquisa uma espírito bolsonarista. “Pesquisa genial/quaest mostra a voz do mercado: querem juros na estratosfera e arrocho fiscal suicida. Se dependesse deles, Bolsonaro seria presidente até hoje”, disse a presidente da sigla. 

No meio dessa briga existem os rentistas que são favoráveis à manutenção dos juros a patamares elevados, como os de 13,75% praticados atualmente pelo Banco Central (BC). Sobre isso, a gestão de Lula da Silva considera impeditivo para o crescimento econômico. Também pressionam por um arrocho fiscal, limitando a atuação do Estado na economia.

O peso da pesquisa é que ela ouviu executivos graúdos do mercado financeiro, o que dá mais fôlego ao argumento de que há grande chance de dar, para o setor, tudo errado. Foram ouvidos operadores de 82 fundos do Rio de Janeiro e de São Paulo, ou seja, praticamente quase todo o staff que comanda o setor no Brasil.

O presidente Lula ainda não se manifestou especificamente sobre os dados divulgados pela pesquisa. O petista, como se sabe, não morre de amores pelo mercado. Já deu declarações que o distanciaram ainda mais dos executivos. Em janeiro, Lula afirmou que “mercado não tem coração”. Para completar, ainda disse que o governo deveria deixar de usar a palavra “gasto”. 

Enquanto isso, 98% dos executivos – ouvidos entre os dias 10 e 13 de março – acreditam que o governo vai na “direção errada”. E, ainda, 68% acusam Lula e seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de não se preocuparem com a inflação. 

Veja Também