“Rafael Gouvia não vai assumir Agrodefesa”, diz Hildo do Candango

Presidente do Republicanos, Hildo aguarda definição do governador sobre participação da legenda no segundo mandato

Postado em: 04-04-2023 às 08h03
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: “Rafael Gouvia não vai assumir Agrodefesa”, diz Hildo do Candango
Presidente do Republicanos, Hildo aguarda definição do governador sobre participação da legenda no segundo mandato | Foto: Reprodução

Embora houvesse o clima de que o governador estivesse a passos largos para contemplar os aliados do Republicanos e o PSD de Vilmar Rocha, a contemplação de cargo no primeiro escalão chegou apenas ao presidente do Progressistas, Alexandre Baldy, que assumiu, em evento no Palácio das Esmeraldas, a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Enquanto isso, o chamado supersecretário, Pedro Sales, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) – pasta criada recentemente pela minirreforma administrativa de Caiado. 

A nomeação de Baldy pode fazer parte do xadrez da nova estrutura do primeiro escalão. Com a chegada do aliado que foi candidato ao Senado sob o guarda-chuva da candidatura de Caiado à reeleição, é possível que o irmão de Baldy, Joel Sant’Anna Braga, deixe a Secretaria de Indústria e Comércio para atender ao Republicanos ou ao PSD. 

Em entrevista ao jornal O Hoje nesta segunda-feira, Hildo, que é ex-deputado e ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, município do Entorno do Distrito Federal, afirma que foi descartada a presidência da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para Rafael Gouveia, na cota do Republicanos, como foi amplamente divulgado nos últimos dias. 

Continua após a publicidade

Gouveia é o nome do partido escolhido para auxiliar Caiado neste segundo mandato por um motivo óbvio: mesmo quando o seu partido compôs com a candidatura de Gustavo Mendanha ao governo na eleição do ano passado, ele se manteve firme ao lado de Caiado. 

Rafael Gouveia é pastor e filho de um dos maiores líderes das Assembleias de Deus, Josué Gouveia, presidente do Ministério Vila Nova. Gouveia foi vereador e deputado estadual. Tentou uma vaga na Câmara, mas saiu derrotado. 

O partido está aguardando a nomeação de Rafael Gouveia, que pode acontecer ainda em abril, mas sem definição para cargos. Os deputados estão tratando questões pontuais. Dentro do partido têm vários nomes que apoiam o governador e estamos conversando para ter espaço.

Hildo do Candango evita qualquer declaração que pareça que o Republicanos esteja colocando o governador contra a parede. “A gente entende que a estruturação do governo está acontecendo secretaria por secretaria. E, como alguns nomes do partido foram peça-chave na reeleição do governador, a gente entende que é importante buscar espaço”. 

A respeito de a Agrodefesa ter sido descartada como destino à legenda, ele se limitou a explicar que “foi por uma questão pontual”. “O governo tinha uma situação, um compromisso com outro partido”, disse ele. “ A gente sabe que o governador reconhece que houve gente no partido que enfrentou [nas eleições do ano passado] barreiras porque o partido estava com o Gustavo Mendanha. Gente que saiu prejudicada por questão de fundo partidário e não tinha por que ter apoiado o governador”. 

Missão do presidente

Hildo do Candango foi eleito presidente do Republicanos no dia 10 de março, substituindo o ex-deputado federal João Campos. Sob o compromisso de formar chapas às eleições municipais do ano que vem, e contribuir para o fortalecimento do projeto de reeleição do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, Hildo já tem conversado com políticos do interior. 

Na conversa com a reportagem do O Hoje, ele disse que a pretensão do partido é ampliar o número de prefeitos – de atuais nove para trinta. “Quando não conseguir viabilizar cabeça, compor na vice”, disse ele. Ele deu um spoiler: “Em Formosa, por exemplo, a gente quer lançar a vereadora Delegada Fernanda à prefeitura”. 

Veja Também