Lideranças contestam transferência da ABC para Oscar Niemeyer

Mesmo com a decisão já tomada, a administração estadual segue checando como os prédios serão reformados e que adequações serão necessárias

Postado em: 13-04-2023 às 07h57
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Lideranças contestam transferência da ABC para Oscar Niemeyer
Mesmo com a decisão já tomada, a administração estadual segue checando como os prédios serão reformados | Foto: Divulgação/ Governo de Goiás

O deputado Mauro Rubem (PT) encabeçou, na tarde da última quarta-feira, 12, uma audiência pública para debater o futuro da Agência Brasil Central (ABC) e, consequentemente, de seus servidores. No encontro, foi discutida a mudança da sede da estatal, atualmente localizada no Parque Santa Cruz, para o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Também foi colocado em pauta a necessidade de atualização da lei que rege a carreira dos analistas e assistentes de comunicação do Governo do Estado. 

Segundo o autor da audiência, o encontro foi proposto para discutir um “erro grave”. “O governador está transferindo a sede própria da ABC, totalmente reformada por meio da aplicação de milhões de reais. Estamos falando de toda uma estrutura com mais de 60 anos”, rememorou Rubem ao iniciar os trabalhos. 

Os profissionais, por meio de seus representantes sindicais, expressaram insatisfação com a possibilidade de transferência da sede da ABC. “A atual sede conta com uma estrutura específica para rádio e TV. Agora tudo isso pode ser desmontado. Essa é uma casa de fiscalização e não pagamos impostos para que o dinheiro seja desperdiçado”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindijor), Cláudio Curado. 

Continua após a publicidade

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sindipúblico), Nylo Sérgio, chamou atenção para falta de diálogo em relação ao assunto. “Alguns colegas ficaram sabendo das mudanças por meio dos jornais e redes sociais”, lamentou. A queixa foi endossada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Marcia Jorge, que aproveitou para rememorar que qualquer mudança nesse sentido afetaria a vida de diversos trabalhadores. “É um absurdo o que estão fazendo. Estão mexendo em um lugar já instalado, com equipamentos de excelência e agora querem levar tudo para um outro lugar”, finalizou. 

A vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, Katia Maria, também discursou. Para ela, é importante que haja, por parte do Governo do Estado, um olhar mais acentuado para a gravidade dessa mudança. “Só unindo todas as nossas forças é que conseguiremos mudar essa realidade. A ABC não precisa de mudança física. A mudança necessária é na linha editorial, na valorização dos servidores que não estão pedindo para terem mais direitos que os outros e sim para se tornarem iguais aos outros perante a lei, vejam a gravidade do que acontece hoje na ABC. Há um desmonte da carreira profissional desses trabalhadores”, pontuou.  

Confirmado

O governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou em 28 de março a decisão de transferir a Agência Brasil Central para o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Segundo o governador, o prédio atual, no Parque Santa Cruz, ficaria para a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ainda de acordo com Caiado, mesmo com a decisão já tomada, a administração estadual está checando como os prédios serão reformados e que adequações serão necessárias em cada ambiente.

Para o governador, com esta medida, a ideia é economizar gastos com aluguel e direcionar os recursos para projetos da cultura e da comunicação. 

Caiado também afirmou que a meta é de que até o final do governo todos os órgãos estaduais estejam localizados em imóveis públicos. O político finalizou sua fala explicando que, ao transferir a ABC para o CCON, o Estado estaria promovendo uma integração ainda maior entre as áreas da Educação e da Cultura.

Veja Também