Secretário de Saúde presta contas às paredes da Câmara

Enquanto Durval Pedroso discursava, maioria dos vereadores se limitou a manter conversas paralelas, utilizar telefones celulares ou dialogar com conhecidos em plenário

Postado em: 20-04-2023 às 07h58
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretário de Saúde presta contas às paredes da Câmara
Enquanto Durval Pedroso discursava, maioria dos vereadores se limitou a manter conversas paralelas | Foto: Felipe Cardoso/O HOJE

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, esteve na Câmara Municipal de Goiânia, na manhã da última quarta-feira, 19. A visita foi acordada para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022. Os números, no entanto, foram apresentados às paredes da Câmara, haja vista o claro desinteresse dos vereadores em acompanhar os números. 

Durval falou por cerca de 45 minutos. Nos primeiros 5, foi interrompido. “Queria te pedir um minutinho. O pessoal está fazendo barulho, quem está em cima [populares que acompanhavam a reunião nas galerias], está dizendo que não consegue escutar. Queria pedir a técnica para que melhorasse um pouco o microfone do secretário”, disse a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Kátia Maria (PT).

Pedroso, então, continuou. Pelos próximos 40 minutos a cena se repetiu. A esmagadora maioria dos vereadores se limitou a manter conversas paralelas, utilizar telefones celulares ou dialogar com conhecidos em plenário.

Continua após a publicidade

O líder do governo, vereador Anselmo Pereira (MDB), assinou uma pilha de documentos enquanto Durval discursava. Precisamente às 10h24, terminou. Na ocasião, o secretário já havia falado por aproximadamente 30 minutos. A assinatura dos documentos, pelo menos, foi realizada em silêncio, diferentemente de outros parlamentares que sequer contiveram as gargalhadas. 

Alguns, no entanto, mantiveram um olhar mais atento em relação aos demais. Dentre eles, Dr. Gian (MDB), Sabrina Garcez (Republicanos), Joãozinho Guimarães (SDD) e a própria presidente do grupo, Katia Maria, por exemplo. 

Balanço

O secretário falou sobre o trabalho, projetos e metas. Segundo ele, a política do setor tem direcionado ações, especialmente, para uma ampla política de vacinação. Além disso, também foi citado o combate sistemático às endemias, bem como a vacinação de cães e gatos. 

“Fizemos reformas em diversos bairros da cidade, como Jardim Cerrado IV, Unidade da Saúde da Família (USF) da Ville France e Dom Fernando, Santo Hilário e Criméia Oeste”, ressaltou, também, o titular.

O secretário também falou sobre o serviço de manutenção corretiva de unidades de saúde, das quais 94 foram atendidas, além de 212 reparos hidráulicos, 36 reparos de telhados. “A grande conquista desse trabalho é a qualificação da rede física.” E acrescentou: “No ano passado, por exemplo, fizemos 7.500 consultas, 1.500 ultrasonografias, 270 eletrocardiogramas, detecção de 100 doenças de sangue. Nosso projeto, em 2023, é a construção e reforma dos locais de saúde, ampliar o SUS, como forma de oferecer saúde de qualidade para o goianiense”, finalizou.

Veja Também