Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Frente Parlamentar Mista de Saúde é instalada com Zacharias Calil na presidência

Deputado defendeu acesso pleno à saúde de qualidade e o fortalecimento do SUS

Postado em: 15-06-2023 às 09h13
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Frente Parlamentar Mista de Saúde é instalada com Zacharias Calil na presidência
Deputado defendeu acesso pleno à saúde de qualidade e o fortalecimento do SUS (Foto: Assessoria)

Lançada na quarta-feira (14), em evento realizado em Brasília, a Frente Parlamentar Mista de Saúde (FPMS) tem o deputado federal goiano Zacharias Calil (União Brasil) como presidente. Na ocasião, o parlamentar elencou prioridades do grupo, como assegurar e definir metas de qualidade dos serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento do mesmo, o piso salarial da enfermagem, a tabela do SUS e planos de saúde.

“Trataremos dos mais variados assuntos, como o piso salarial da enfermagem, tabela SUS, complexidade do controle social, plano de saúde e melhorias do sistema como um todo. É preciso fortalecer o SUS e a discussão nos trará luz sobre qual maneira isso será feito, por isso a importância e experiência de cada um nesse processo é determinante para o equilíbrio e prospecção do tema”, declarou.

Segundo ele, a saúde passa por mais uma reestruturação pós-pandemia. “Não por acaso, hoje nós temos mais de 1 milhão de pacientes em filas de espera de procedimentos e cirurgias no Sistema Único de Saúde. Situações assim só podem ser resolvidas com políticas públicas, a fim de agilizar, melhorar e sanar problemas ainda latentes no dia a dia de quem mais precisa.”

Continua após a publicidade

A Frente no Congresso, composta por deputados e senadores, tem 200 signatários de diversos segmentos na elaboração de uma organização efetiva e comprometida com a pauta. O grupo também defende a descentralização do SUS com uma gestão esforçada, moderna e inovadora.

Mesa diretora

A mesa diretora é composta por quatro vice-presidentes: o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Medicina (FPMed), senador Hiran Gonçalves (PP-RR); o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, deputado Zé Vitor (PL-MG); e os deputados, além dos membros da comissão, Osmar Terra (MDB-RS) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Fecha a composição, como secretário-geral, o deputado Eduardo Velloso (União-AC)

Veja Também