Porta-voz do Tribunal de Haia afirma que Lula tem obrigação de cooperar na prisão de Putin

Declaração se deu após Lula afirmar que não prenderia Vladimir Putin se ele viesse ao Brasil

Postado em: 11-09-2023 às 12h03
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Porta-voz do Tribunal de Haia afirma que Lula tem obrigação de cooperar na prisão de Putin
Declaração se deu após Lula afirmar que não prenderia Vladimir Putin se ele viesse ao Brasil | Foto: Reprodução

Fadi Elabdallah, porta-voz do Tribunal Penal Internacional (TPI), mais conhecido como Tribunal de Haia, indicou em entrevista exclusiva para o Metropoles, que o Brasil tem obrigação de cooperar com a Corte Internacional na prisão de Putin, por ser um dos países signatários do Estatuto de Roma. 

A declaração do porta-voz se deu após o presidente Lula (PT) afirmar em entrevista para uma emissora de tv indiana, que não prenderia o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, se ele viesse ao Brasil. Fadi ainda acrescentou que a obrigação de cooperação do Brasil às solicitações da Corte decorre em por causa do artigo 9 do Estatuto.

A polêmica do comentário de Lula gira em torno do fato no qual o tribunal emitiu mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, sob acusação de deportação forçada de crianças da Ucrânia.

Continua após a publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na Índia para assumir a presidência do G20. Na capital ele participa de reunião do grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia.

Veja Também