Recém-eleito, Ronaldo Caiado articula com o Legislativo

Vice-governador eleito, Lincoln Tejota é o principal articulador do democrata na Alego

Postado em: 16-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Recém-eleito, Ronaldo Caiado articula com o Legislativo
Vice-governador eleito, Lincoln Tejota é o principal articulador do democrata na Alego

O governador eleito Ronaldo Caiado reuniu-se com parlamentares para firmar a nova base de apoio a partir do ano que vem

Rafael Oliveira 

Venceslau Pimentel*

Continua após a publicidade

O grupo que dá suporte ao futuro mandato do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) se reuniu ontem em uma churrascaria de Goiânia a fim de tratar algumas articulações na Assembleia Legislativa (Alego), entre elas a eleição da próxima mesa diretora com o nome do deputado estadual Álvaro Guimarães (DEM) como o mais provável. O vice-governador eleito, Lincoln Tejota (PROS), tem mandato na Alego até dezembro deste ano e já organiza as conversas no âmbito legislativo. 

A transição de governo deve começar nesta semana após Caiado anunciar os nomes de sua equipe. O governador José Eliton (PSDB) já indicou o presidente da Goiás Parceira, Afrânio Cotrim, e o presidente do Ipasgo, José Siqueira, para repassar dados do Palácio à equipe do senador. 

Ronaldo Caiado falou sobre o assunto logo antes de se reunir com os 18 deputados estaduais eleitos dentro sua coligação. Na sua visão, tanto os parlamentares que comporão a Assembleia Legislativa quanto os que estarão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal estarão juntos para lutar pelas reivindicações de Goiás e pela aprovação das ações do seu plano de governo. 

A reunião de ontem, conforme anunciado por Caiado, foi organizada para que ele pudesse agradecer todo o apoio recebido ao longo da campanha, determinante para a conquista da eleição no primeiro turno. 

“O objetivo (da reunião) foi convidar todos aqueles que participaram conosco da nossa aliança partidária, que foi fundamental para poder consolidar a minha candidatura. Tivemos um resultado extremamente favorável, o que dá a nós condições de ter governabilidade, de ter uma bancada capaz de aprovar (o plano de governo) na Assembleia Legislativa e também organizar o Estado para podermos fazer as mudanças necessárias. Na Câmara dos Deputados, numa bancada de 17, fizemos oito deputados federais, o que nos dá uma força enorme também junto às decisões em Brasília. E, dos três senadores (da bancada de Goiás), tivemos a fala do senador Vanderlan também simpático a apoiar o nosso projeto de governo. Como tal, teremos uma bancada completa para defender o Estado de Goiás nas suas reivindicações”, sublinhou. 

Sobre a eleição à presidência da Assembleia, Caiado disse que vai ouvir e dar suporte a decisão dos deputados estaduais. “Vou ouvir todos os deputados. O que vai prevalecer é o sentimento da Casa. Eles (deputados) têm que ter uma total liberdade nessa decisão e com total harmonia junto com o Executivo para fazermos essa mudança a partir de 1º de janeiro. Neste momento, o meu foco principal é a transição de governo. É saber a realidade em que se encontra o Estado de Goiás. Vejo com bons olhos os nomes dos 41 deputados estaduais; não tenho restrição a qualquer um deles”, explicou. 

Transição

Sobre sua equipe de transição, Ronaldo Caiado disse que será 100% técnica com foco para resgatar a função do Estado de atender o cidadão.

“Estou extremamente dedicado agora a buscar uma equipe capaz de fazer a transição para que a gente tenha a (o quadro) realidade do Estado de Goiás. A equipe de transição terá duas vertentes: uma do sentido político de conversar com as pessoas; agora, o objetivo dessa equipe é ser 100% técnica. Você tem que compatibilizar a realidade fiscal do governo mais a reforma administrativa a ser feita. Eu espero fazer um governo que mostre austeridade cada vez maior no gasto público com resultado para o cidadão. É transformar o Estado na sua função e não ser utilizado para atender interesses político-pessoais. Espero, até o começo da próxima semana, já ter esse assunto (equipe de transição) concluído”, revelou.

Ronaldo Caiado também reforçou seu apoio a Jair Bolsonaro, que, na sua visão, é o único presidenciável neste segundo turno que traz esperança ao povo brasileiro.

“É a única mensagem que traz esperança ao povo brasileiro, porque o outro candidato nós sabemos o que eles fizeram durante 13 anos. Agora é hora de buscarmos uma alternativa para o governo com uma boa equipe instalada com a vitória do Bolsonaro no dia 28 de outubro e, com isso, viver um novo momento para o Brasil”, concluiu.

 Caiado diz que parceria com Sistema S será frequente

Ao participar, ontem, da inauguração da Escola Sesi Senai Jardim Colorado, em Goiânia, o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) disse que a parceria com o Sistema vai além da parceria. Será uma convivência frequente, quase que diária. “Quero total sintonia com o Sistema S. Está no meu plano de governo. Nós vamos resolver os problemas do Estado de braços dados com o Sistema S. O estado é indutor do desenvolvimento”, afirmou em discurso.

O chamado Sistema S é como se denomina o conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição brasileira – Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sessi, Sest, Senat e Sebrae.

Na presença de professores e alunos, Caiado destacou a importância dos professores, em referência ao dia deles, reafirmando o compromisso de campanha. Em discurso, falou de sua impressão sobre o tamanho da obra, de quase 12 mil metros de área construída, após visitar parte das instalações. “Vi salas preparadas para cada vez mais qualificar os nossos jovens. Mas tudo isso é graças a vocês, professores”, disse.

Caiado disse apostar que os professores terão o reconhecimento que merecem, em todo o país. “É o reconhecimento que um dia o Brasil terá maior para essa classe; é a única classe capaz de tirar o Brasil de uma crise ou de uma situação que ainda não é um país com a mesma dimensão de cidadania e dignidade como se tem em outros países do mundo”, pontuou. “Este é o grande desafio, o desafio de todos os governos”.

Para o governador eleito, o importante é voltar os olhos para o que ele chama de educação de verdade, “para dar as nossas crianças e jovens condições de competitividade, capacidade de poder, amanhã, ganhar a sua própria vida, ser referência, como tive oportunidade de ver aqui os jovens formados sendo preparados, que foram disputar, na Hungria, e tiraram o terceiro lugar na área de robótica”.

Pelas redes sociais, Caiado ampliou o seu discurso. “Homenageei os professores pela data de hoje e reforcei o compromisso de atuar no governo em parceria com o Sistema “S”, para a profissionalização dos nossos jovens”.

 

Veja Também