sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Negociações

Pacheco muda indexador das dívidas dos estados

Juros serão perdoados conforme cumprimento de algumas condições

Thiago Borgespor em
Pacheco muda indexador das dívidas dos estados
Rodrigo Pacheco é o mediador das negociações das dívidas dos estados com a União Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta terça-feira (9) a apresentação do Projeto de Lei Complementar (PLP) que trata das dívidas dos estados com a União. O projeto muda o indexador da dívida dos estados – mudança feita pelo próprio Pacheco.

Segundo o presidente do Congresso, tanto o ministério da Fazenda, quanto os governadores não foram 100% atendidos.

Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

Atualmente, a dívida é calculada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), além de mais 4% ao ano. A proposta visa acabar com esses 4%, suprindo-o da seguinte maneira: 1% sendo destinado para investimento em educação, infraestrutura e segurança; e 1% para um fundo de equalização (que será criado).

Além disso, os 2% restantes seriam perdoados gradualmente. Dessa forma, caso o estado pague de 10% a 20% da dívida, 1% é perdoado. Se pagar além de 20%, 2% será perdoado.

Ademais, a matéria deve ser votada só depois do recesso parlamentar, que tem início no dia 18 de julho. Então, os parlamentares voltam a ativa no primeiro dia do mês de agosto.

Leia mais:

Vereador do União Brasil declara apoio a Professor Alcides

Setor de Serviços continua ‘frágil’ com texto da reforma tributária 

Em reunião com staff da Segurança Pública, Caiado ostenta redução da criminalidade

Sandro Mabel espera chegar a 10 partidos aliados na disputa por Goiânia

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Sabatina na Globo

Lula defende mandato para ministros do STF e reforma no Judiciário

Em sabatina na TV Globo, presidente afirmou que denúncias contra a Corte tornaram discussão sobre ...
André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Eleições 2026

André Mendonça proíbe propaganda de Lula que diz que Flávio é contra escala 6×1

Mendonça libera críticas a Flávio, mas barra anúncio sobre escala 6x1
Davi Alcolumbre

Brasília

Senado adia PEC da Segurança e aprova aumento do teto do MEI com perdão de dívidas

Davi Alcolumbre retirou proposta da pauta após impasse sobre redução da maioridade penal; no mesm...
TSE suspende cassação do mandato de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Decisão

TSE suspende cassação do mandato de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Ministro Floriano de Azevedo Marques assegurou a suspensão dos efeitos dos acórdãos do TRE-GO; me...
Celina Leão

ELEIÇÕES DF

Celina Leão defende adiamento de balanço do BRB e diz que publicação depende de empréstimo de R$ 6 bilhões

Candidata ao governo do DF nega motivação eleitoral na decisão e diz que banco busca aval federal...
Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula, 45% no segundo turno

Pesquisa eleitoral

Datafolha: Flávio Bolsonaro tem 47% e Lula, 45% no segundo turno

Flávio Bolsonaro cai dois pontos, e disputa com Lula fica mais apertada, aponta Datafolha
Leandro Grass quer transformar DF em referência na implementação do fim da escala 6×1

POLÍTICA

Leandro Grass quer transformar DF em referência na implementação do fim da escala 6×1

Candidato defende articulação entre governo, trabalhadores e empresários para adaptar jornadas, p...
Celina Leão convoca eleitores que não votaram no 1º turno no DF

POLÍTICA

Celina Leão convoca eleitores que não votaram no 1º turno no DF

Governadora afirma que manterá campanha nas ruas, critica distribuição de panfletos com informaç...