Aldi Rizal: Veja como está bebê fumante da Indonésia após 12 anos

A criança consumia cerca de 40 maços de cigarros por dia.

Postado em: 15-09-2022 às 13h09
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Aldi Rizal: Veja como está bebê fumante da Indonésia após 12 anos
O menino tinha apenas um ano de idade quando começou a fumar pela indução do próprio pai | Foto: Reprodução

O ano era 2010 e a história de um bebê indonésio viralizou ao redor do mundo. O vídeo que registrava Aldi Rizal fumando cigarros, aos dois anos de idade, gerou choque, comoção, questionamento nas pessoas acerca do consumo de tabagismo por menores de idade no país asiático. O material mostrava o garoto risonho enquanto “saboreava” a substância tóxica. A criança consumia cerca de 40 maços de cigarros por dia.

Aldi Rizal nasceu na Ilha de Sumatra. O menino tinha apenas um ano de idade quando começou a fumar pela indução do próprio pai, responsável por oferecer a droga lícita para ele. Desde então, Rizal desenvolveu um vício perdurado por 5 anos. Segundo a mãe, Diane Rizal, ela temia pela vida do filho.

“Quando as pessoas ofereciam alguma ajuda para ele parar de fumar, eu aceitava. Eu não queria que ele morresse”, contou.

Continua após a publicidade

A intervenção veio através do governo da Indonésia. Após a história ter repercutido mundialmente, as autoridades foram pressionadas e decidiram oferecer recursos para que o garoto pudesse realizar a recuperação. Entretanto, a trajetória foi marcada por diversos obstáculos como acessos de raiva, chantagens emocionais e compulsão alimentar.

Após 12 anos longe dos vícios, o garoto está vivendo em uma rotina saudável, indo à escola e brincando como uma criança normal. Em 2019, Aldi chegou a fazer uma visita no Brasil para participar do programa Domingo Show, transmitido pela TV Record, apresentado por Geraldo Luís.

Aldi Rizal no programa Domingo Show, da TV Record | Foto: Reprodução/ PlayPlus

Na ocasião, o apresentador levou a criança para realizar exames e atestar como estava o seu pulmão depois dos estragos provocados pelo fumo.

“O pulmão dele não tem lesão, como câncer tumor ou enfisema. Todas as células conseguiram eliminar o malefício”, explicou o médico Antonio Sproesser, do Hospital Moriah. Ele classificou a recuperação do menino como brilhante e rara.

O tabagismo é uma questão problemática na Indonésia. Casos equivalentes ao de Aldi são extremamente comuns, pois existe a ausência de fiscalização pelo território. Com isso, muitas indústrias deste ramo são lideram no âmbito dos maiores consumidores de cigarros.

Aldi Rizal atualmente | Foto: Reprodução/ Glamour

Veja Também