‘TaegoÃwa’ e ‘Gaga – O Amor Pela Dança’ continuam em cartaz no Cine Cultura

O cinema também exibe em sua programação a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Postado em: 18-05-2017 às 06h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘TaegoÃwa’ e ‘Gaga – O Amor Pela Dança’ continuam em cartaz no Cine Cultura
O cinema também exibe em sua programação a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O Cine Cultura mantém em cartaz os filmes TaegoÃwa, longa-metragem goiano, dirigido pelos irmãos Henrique e Marcela Borela, e Gaga – O Amor Pela Dança, do diretor TomerHeymann. O cinema também exibe em sua programação a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma realização do Ministério dos Direitos Humanos com produção do Instituto Cultura em Movimento (Icem). A mostra tem entrada gratuita e segue até dia 21/5.

TaegoÃwa teve sua primeira exibição na competitiva oficial da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2016, em Tiradentes, interior de Minas Gerais. A produção também foi premiada no 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016), em agosto, na Cidade de Goiás. O documentário retrata a cultura e a luta de um povo perseguido no passado e que está agora novamente em risco de ser extinto e expulso das suas terras. O acervo que deu origem ao documentário veio de cinco fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade. Anos depois, munidos de mais materiais, os diretores partem para a Ilha do Bananal apresentando imagens e descobrindo a trajetória de enfrentamento da tribo Ãwa pela demarcação e restituição de suas terras.    

O longa Gaga – O Amor Pela Dança fala sobre a história de Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Batsheva Dance Company, de Israel. O filme é uma imersão no processo criativo da companhia por trás de suas apresentações únicas e um olhar sobre a história do artista de 60 anos de idade também conhecido como Mr. Gaga.

Continua após a publicidade

A 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos exibirá 29 produções em diferentes formatos – curtas, médias e longas – produzidos por cineastas brasileiros e de diversos outros países.Os filmes selecionados buscam promover uma reflexão acerca de temas como preconceito racial, homofobia, violência contra as mulheres, população em situação de rua e LGBT, saúde mental, direitos da população indígena, migração e crescimento nos deslocamentos humanos, entre outros. A mostra é realizada quase que simultaneamente nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. A produção lança olhar sobre o preconceito contra as mulheres e o machismo da sociedade brasileira.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e funciona no prédio do Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. O ingresso para os filmes da grade custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre.  Já a mostra tem entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO:

TaegoÃwa: todos os dias às 20h30; e nos dias 22, 23 e 24 também com sessão às 16h30

Gaga – O Amor Pela Dança: sessões somente nos dias 22, 23 e 24 às 18h30

 

Veja Também