Museu norueguês libera 7000 gravuras de pintor de “O grito”

Artista é considerado um dos maiores e mais influentes nomes da pintura expressionista

Postado em: 23-05-2018 às 15h33
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Museu norueguês libera 7000 gravuras de pintor de “O grito”
Artista é considerado um dos maiores e mais influentes nomes da pintura expressionista

Se você é fã de arte, é bom saber: O Museu Munch de Oslo, na Noruega, responsável por abrigar grande parte do acervo do artista plástico norueguês Edvard Munch (1863 – 1944) disponibilizou nesta semana cerca de 7.600 desenhos do pintor de telas emblemáticas, como “O Grito”. Todo o material está disponível na internet e tem acesso gratuito.

Com período que compreende os anos de 1873 (quando Munch tinha apenas 10 anos) até 1943, ano de sua morte, o catálogo raisonné, como é chamado o conjunto que abriga todas as obras conhecidas do artista, é um berço de curiosidades.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site The Art Newspaper, o diretor do museu responsável pelo acervo, Stein Olav Henrichsen, disse que  antes mesmo de se tornar um dos nomes mais influentes do mundo das artes após a divulgação de “O grito”, Munch desenhava sem parar e em qualquer lugar – aspecto que explica a vastidão do trabalho do artista.

De acordo com Henrichsen, a disponibilidade do material para consulta digital é algo essencial para quem deseja fazer um “mergulho aprofundado no processo criativo do artista”.

 

Veja Também