Tratamento de câncer pode causar problemas na boca

Efeitos colaterais da quimioterapia podem ser evitados ou minimizados com dicas e acompanhamento

Postado em: 19-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tratamento de câncer pode causar problemas na boca
Efeitos colaterais da quimioterapia podem ser evitados ou minimizados com dicas e acompanhamento

A quimioterapia, utilizada para tratar o câncer, contém medicamentos que matam as células cancerígenas, mas que também podem danificar as células normais – inclusive as da boca. Os efeitos colaterais incluem problemas com os dentes e gengiva, bem como o tecido mole da boca (mucosa bucal) e as glândulas salivares, que produzem saliva.

O dentista Leonardo Lara explica que o paciente em tratamento de câncer fica mais propenso a ter uma infecção, e isso pode atingir a região bucal: “É importante saber que os efeitos colaterais na boca podem ser sérios. Eles podem provocar dor e fazer com que seja difícil comer, falar e engolir”, explica. 

Continua após a publicidade

O profissional ainda afirma que os efeitos colaterais dependem dos medicamentos utilizados na quimioterapia e como o corpo do paciente reage a eles. “Há pessoas que podem ter problemas apenas durante o tratamento ou por um período curto de tempo após o término do tratamento”.


Prevenção

Lara afirma que procurar o dentista antes de iniciar um tratamento de quimioterapia pode ajudar a prevenir alguns desses problemas causados na boca. “Os efeitos bucais geralmente acontecem quando a região bucal não está saudável, antes do início da quimioterapia. Nem todos os problemas podem ser evitados, mas quanto mais efeitos colaterais você puder evitar, melhor”, garante.

A recomendação é que essa consulta ao dentista seja feita em torno de, pelo menos, duas semanas antes do início da quimioterapia. Mas, se o paciente já iniciou a quimio, é importante procurar o dentista o quanto antes para tentar minimizar os efeitos colaterais. Caso haja, dessa forma, o paciente tem menos chance de desistir ou sofrer tanto durante o tratamento.

Geralmente, o dentista vai verificar os dentes do enfermo, tirar radiografias e mostrar como o paciente pode cuidar da boca para evitar os efeitos negativos da terapia. Contudo o profissional alerta: “Se os efeitos colaterais forem muito prejudiciais, pode ser que o paciente não consiga continuar o tratamento dentário. Caso isso ocorra, o médico terá que adiar ou mesmo interromper a ida ao dentista durante a quimioterapia”.


Próteses

As próteses dentárias que não encaixam bem podem causar problemas. “É importante falar com o oncologista ou dentista sobre as próteses dentárias mal encaixadas. Se necessário, o paciente precisará trocar essa prótese antes de iniciar o tratamento. Isso porque a prótese mal encaixada pode causar pequenas lesões na boca e, no caso de um paciente em tratamento de câncer, uma simples lesão pode causar um incômodo muito grande ou ainda evoluir para algo pior”, alerta o dentista.

Outra dica que pode ajudar a evitar microlesões na boca é o uso de escovas de dente extramacias. O dentista explica que usar creme dental com flúor pode ajudar também, mas alerta que não é recomendado o paciente usar enxaguante bucal com álcool e fio dental muito agressivo – tudo para evitar uma lesão na região.

“Beber muita água, chupar pedaços de gelo ou até mesmo usar saliva artificial ajudam a umedecer a boca já que alguns tipos de medicamentos usados na quimioterapia deixam o paciente com a boca muito seca”, orienta Leonardo Lara.


Crianças

O dentista explica que a quimioterapia provoca outros efeitos colaterais nas crianças, dependendo da idade. Problemas dentários são os mais comuns, já que os dentes permanentes podem demorar a nascer, ter aparência diferente dos dentes normais, podendo até cair. “O dentista examinará a boca da criança, com cuidado, e extrairá os dentes moles ou aqueles que possam amolecer durante o tratamento”.

Seja criança ou adulto, o dentista explica que o paciente em tratamento de quimioterapia deve evitar alguns tipos de atitudes, como passar longe de alimentos pontudos e crocantes – que podem arranhar e cortar a boca –, comidas apimentadas, condimentadas e muito ácidas, como as frutas cítricas e os sucos – que podem irritar a boca.

Outro causador de problemas são os alimentos ricos em açúcar, como balas e refrigerantes, que possam causar cárie. Isso sem falar nos produtos que contenham tabaco e bebidas alcoólicas. “Adotando esses comportamentos, o paciente em tratamento de câncer poderá ter um pouco menos de transtornos, durante a quimioterapia, e garantir, assim, melhor qualidade de vida nesse momento tão delicado, e que deixa seu organismo tão fragilizado”, completa o profissional. 

Veja Também